Helen, uma vaca cega nascida em uma fazenda leiteira há 19 anos, encontrou uma nova chance de vida: Após seus antigos tutores não conseguirem mais fornecer os cuidados de que ela precisava, ela foi levada a um abrigo.
Chegando ao abrigo ela estava sobrecarregada e confusa. Privada da visão, ela lutava para compreender seu novo ambiente. Apesar dos esforços da equipe que a salvou, os primeiros dias de Helen foram marcados pela ansiedade e pelo desconforto.
Rian Feldman, fundador e presidente do Uncle Neil’s Home, descreveu as dificuldades iniciais de Helen: “Quando Helen chegou pela primeira vez, ela estava muito chateada. Ela é cega e havia sido tirada do único ambiente que conhecia há 19 anos. Tudo era novo para ela… Ela estava muito desconfortável e preocupada. Ela não sabia se estava segura ou não.”
Determinados a mostrar a Helen que ela estava segura e amada, sua nova família dedicou todo o seu tempo e energia para construir confiança. Foram muitos dias dando-lhe carinho, falando suavemente com ela e tocando música para acalmá-la. Além disso, fizeram modificações em sua área de convivência para acomodar sua deficiência visual e permitindo, assim, que ela pudesse se locomover com tranquilidade.
Seus esforços foram recompensados de forma surpreendentemente rápida. Helen retribuiu o amor de maneiras extremamente comoventes: ela começou a abraçar, beijar e aconchegar-se em seus salvadores sempre que podia. Uma verdadeira forma de gratidão.
Ela nos adora e nós a amamos mais do que jamais imaginamos que pudéssemos amar alguém”.. A transformação de Helen de uma vaca assustada e confusa em uma companheira alegre e amorosa tem sido fonte de felicidade indescritível.
Texto originalmente publicado em anda.jor e adaptado pela equipe do blog Educadores.