Início Destaque Uma maçã por dia mantém o médico longe – fato ou ficção?

Uma maçã por dia mantém o médico longe – fato ou ficção?

496
0

Você já ouviu a expressão “Uma maçã por dia mantém o médico longe”?

Embora a frase tenha sido cunhada pela primeira vez em 1913, ela foi baseada em um provérbio de Pembrokeshire que se originou em 1866. Mas a realidade é que a revista Notes and Queries foi a primeira a publicar a citação original: “Coma uma maçã ao ir para a cama e você evitará que o médico ganhe o pão.”

Mas será que a expressão é um fato real? Vejamos!

BENEFÍCIOS DA MAÇÃ PARA SAÚDE

Altamente nutritivo

As maçãs são carregadas com nutrientes importantes, incluindo fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes .

Uma maçã média fornece os seguintes nutrientes:

  • Calorias: 95
  • Carboidratos: 25 gramas
  • Fibra: 4,5 gramas
  • Vitamina C: 9% do valor diário (DV)
  • Cobre: 5% do DV
  • Potássio: 4% do DV
  • Vitamina K: 3% do DV

Em particular, a vitamina C atua como um antioxidante para neutralizar compostos prejudiciais conhecidos como radicais livres e protege contra doenças.

Ajuda na saúde do coração

Estudos mostram que comer mais maçãs pode estar associado a um risco menor de várias condições crônicas, incluindo doenças cardíacas. Um estudo com mais de 20.000 adultos descobriu que o consumo de grandes quantidades de frutas e vegetais de polpa branca, incluindo maçãs, estava associado a um menor risco de acidente vascular cerebral. Parece bom não é?

As maçãs também são carregadas com fibra solúvel, o que pode ajudar a reduzir a pressão arterial e os níveis de colesterol, ambos fatores de risco para doenças cardíacas.

Contém compostos de combate ao câncer

De acordo com uma revisão de 41 estudos, consumir uma quantidade maior de maçãs foi associado a uma diminuição do risco de desenvolver câncer de pulmão. Outra pesquisa sugere que uma dieta rica em frutas e vegetais pode proteger contra o câncer de estômago, cólon, pulmão, cavidade oral e esôfago.

Suporte para perda de peso

Devido ao seu conteúdo de fibra, as maçãs mostraram promover a sensação de saciedade, diminuir a ingestão de calorias e aumentar a perda de peso;

Proteja contra asma

Estudos mostram que um aumento na ingestão de maçãs pode estar relacionado a um menor risco de asma;

Promove a função cerebral

Estudos em animais sugerem que comer maçãs pode ajudar a reduzir o estresse oxidativo, prevenir o declínio mental e retardar os sinais de envelhecimento;

POSSÍVEIS DESVANTAGENS

Comer uma maçã todos os dias provavelmente não fará mal à saúde. No entanto, tudo que é exagerado pode causar desvantagens, não é?

Em particular, aumentar rapidamente a ingestão de fibras em um curto período de tempo pode causar sintomas como gases, inchaço e dor de estômago. Como outras frutas, as maçãs também contêm uma boa quantidade de carboidratos em cada porção, o que pode não ser benéfico caso você esteja tentando emagrecer rapidamente.

Texto originalmente publicado em healthline e adaptado pela equipe do blog Educadores.