Início Comportamento Um homem Indonésio evita a seca ao passar 19 anos plantando árvores

Um homem Indonésio evita a seca ao passar 19 anos plantando árvores

1286
0

Sadiman, um homem de 67 anos da regência de Wonogiri de Java Central, Indonésia, conseguiu transformar sua vila propensa à seca em uma região rica em água subterrânea liderando uma campanha para replantar árvores em uma colina próxima nos últimos 21 anos .

ESTE HOMEM INDONÉSIO, SOZINHO, SALVOU SUA ALDEIA DA FOME

Desde 1996, Sadiman tem encorajado os residentes locais a plantar mais árvores na vizinha Gendol Hill em uma tentativa de conter uma grave crise de água que costumava atingir regularmente a aldeia , especialmente durante a estação seca.

Situado na encosta sudeste do Monte Lawu, que está localizado na área de fronteira das províncias de Java Central e Oriental, a colina foi severamente desmatada devido a extensas atividades madeireiras e uma série de incêndios florestais que ocorreram entre os anos 1960 e 1980. 

O desmatamento extremo fez o rio Gendol, que costumava ser a única fonte de água para os moradores de Geneng, secar rapidamente, colocando os residentes locais em uma grave crise de água que durou anos.

Em entrevista ao The Jakarta Post  em 2015, Sadiman disse que teve a ideia de revitalizar a colina quando estava extraindo borracha de seringueiras na colina para sobreviver.

“Descobri que muitas seringueiras não produziam mais látex de borracha. Então percebi que a crise hídrica era extrema. Até os troncos das árvores haviam secado” , disse.

Percebendo que alguém tinha que fazer algo a respeito, Sadiman começou a plantar árvores na área de floresta devastada. Ele tem plantado árvores em 100 hectares de floresta nos últimos 21 anos – e ele tem feito isso sozinho. 

O sacrifício de Sadiman é simplesmente surpreendente. Sendo um simples agricultor, ele já está lutando para conseguir dinheiro. No entanto, suas condições de vida humildes não o impediram de gastar seu dinheiro suado para comprar as mudas que seriam plantadas para se transformarem na floresta. 

Certamente, a dedicação de Sadiman está fora de questão. Ele foi chamado de “louco” muitas vezes por causa de suas ações. Algumas de suas mudas foram até arrancadas do solo por pessoas irresponsáveis. No entanto, isso  não o impediu de plantar as árvores.

Texto originalmente publicado em brightvibes e adaptado pela equipe do blog Educadores.