O óvulo seleciona o melhor material genético
Foi realizado um estudo nos Estados Unidos, que apontou que é o óvulo que decide aceitar ou rejeitar o espermatozoide, conforme a sua carga genética.
Muitas pessoas que detêm pouco conhecimento do assunto acreditam que o óvulo seja uma figura dócil que espera gentilmente o primeiro espermatozoide chegar. Porém, esta informação está totalmente incorreta, pois o óvulo trabalha selecionando o melhor material genético, rejeitando genes inadequados. Esta seleção ocorre porque o óvulo tem a função de escolher aquilo que há de mais saudável, incluindo o esperma com DNA de melhor qualidade.
Sendo assim, o estudo realizado no Instituto de Pesquisa do Noroeste do Pacífico, indica que o óvulo escolhe aceitar ou recusar o esperma, o que acaba deixando mais complexo a seleção sexual no nível celular.
Além disso, outros estudos já constataram que os óvulos possuem uma casca externa, composta por um tipo específico de molécula de açúcar que permite que o esperma consiga aderir. Esta descoberta poderá auxiliar muitos casais que enfrentam dificuldades para conceber um filho.
O nosso corpo permanece sendo um mistério a ser desvendado pela ciência e, para cada descoberta que o homem faz, inúmeros questionamentos são evidenciados, nos mostrando que muito pouco sabemos, inclusive sobre nós mesmos.