Conheça algumas dicas que auxiliam na prevenção da doença
Hoje em dia muito tem se falado sobre o câncer. Sabemos que ele é uma doença que degenera o corpo, proliferando células que sofreram mutações genéticas. Devido a estas células alteradas há o surgimento de tumores. Apesar de muito ser dito que o câncer aparece de uma hora para outra e que algumas pessoas possuem um maior risco em desenvolver a doença pelo fator genético, de fato há a possibilidade de prevenir o seu aparecimento. Conheça algumas dicas que poderão ser úteis:
NÃO FUME
O tabaco é um potente causador de cânceres, especialmente no pulmão, esôfago, estômago, boca, pâncreas, além de colaborar com a leucemia. O cigarro é considerado o segundo maior causador de mortes que poderiam ter sido evitadas. Além disso, este vício impacta não só na saúde do fumante, mas como também na saúde de quem convive com o mesmo.
BEBA MODERADAMENTE
Consumir álcool em demasia aumenta significativamente o risco de desenvolver câncer no esôfago, intestino e fígado. O câncer é muito mais comum em pessoas que bebem. Além disso, o álcool aumenta a potência dos danos do tabaco, aumentando ainda mais os riscos de desenvolver tumores. Um estudo mostrou que as mulheres que ingerem 50 gramas de álcool aumentam o risco de desenvolver câncer de mama em 50%. Já nos homens, ingerir 50 gramas de álcool aumenta em 50% as chances de desenvolver o câncer de próstata.
SE PROTEJA DOS RAIOS SOLARES
Devido o efeito estufa, os raios ultravioleta estão ainda mais agressivos para a nossa pele. Seus efeitos são capazes de causar mutações genéticas nas células humanas, originando o câncer de pele. Portanto, sempre utilize protetor solar, bonés, chapéus e óculos de sol.
PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS
Estudos apontam que a prática de atividade física diminui consideravelmente a probabilidade de desenvolver câncer de cólon e de mama. Sendo assim, realize caminhadas, ande de bicicleta ou dance. Exercícios diminuem os níveis de citocinas no organismo e proporcionam bem-estar.
FIQUE ATENTO AO SEU PESO
Estudos apontam que o aumento radical de peso pode estar relacionado ao surgimento de câncer de esôfago, endométrico, bexiga, cólon e renal.
EVITE A REPOSIÇÃO DE HORMÔNIOS
Inúmeras mulheres realizam tratamentos para reposição hormonal devido aos sintomas da menopausa, porém estudos indicam que este tipo de tratamento pode estar ligado ao aumento de casos de câncer em mulheres. Se realmente for necessário aderir a reposição hormonal, o indicado é que as doses sejam pequenas e que o tratamento dure um curto período de tempo.
NÃO SE EXPONHA A SUBTÂNCIAS CANCERÍGENAS
Hoje se sabe que existem inúmeros produtos químicos que são capazes de causar câncer. Além disso, alguns tratamentos estéticos utilizam uma tecnologia ainda não avaliada a longo prazo, que pode colaborar para o surgimento da doença. Mantenha-se afastado de raios gama, raios UV e raios-X.
FIQUE ATENTA A SUA ALIMENTAÇÃO
Existem inúmeros alimentos capazes de ajudar na prevenção do câncer, como melão e brócolis. Mas além disso, é de extrema importância que você mantenha uma alimentação saudável, evitando o açúcar, a carne vermelha e especialmente embutidos e enlatados.
FAÇA EXAMES REGULARMENTE
Realizar check-ups é muito importante para que se tenha conhecimento sobre a saúde do seu corpo. Mesmo que você esteja se sentindo bem, realizar exames médicos pode literalmente salvar sua vida. Portanto, faça exames periódicos e converse com o seu médico sobre o seu histórico familiar de doenças. Assim será mais fácil prevenir qualquer mal e detectar logo de início qualquer alteração que venha a acontecer.