Felizmente tem-se dado maior importância à inclusão do grupo de pessoas desfavorecidas pela sociedade, aquelas que foram excluídas por alguma condição física, social, econômica, étnica ou religiosa.
A inclusão nas escolas é algo que faz toda a diferença para a vida adulta. As crianças aprendem desde cedo a como devem enxergar umas às outras. E é aqui que temos um excelente exemplo de profissional que se importou com isso.
Maricela é professora. Ela então resolveu apresentar uma nova aluna com deficiência auditiva, para que conhecessem sua situação e ensinassem algumas palavras básicas em linguagem de sinais para que pudessem se comunicar com ela. O vídeo do momento foi gravado por uma mãe identificada como Yessi Yadi García.
Na gravação vemos que a mulher, comprometida com sua vocação, organizou um passeio por todas as salas de aula da escola para apresentar a menina e mostrar-lhes palavras básicas em sinais como “bom dia” e “até amanhã”.
Ela cumprimenta assim, sim? Então quando você vê ela e ela faz isso com você, ela está te dando bom dia e o correto seria a gente responder ela da mesma forma (…) É só pra você conhecer ela e saiba que se ela não atender ou não entender, não é grosseria, mas temos que entender e nos colocar no seu lugar.
O vídeo que mostra o comprometimento e profissionalismo da educadora com a nova aluna não passou despercebido na rede social, já que milhões de internautas aplaudiram e destacaram sua vocação e a ação de amor para com a menina.
Texto originalmente publicado em okchicas e adaptado pela equipe do blog Educadores.