Autoconfiança é a chave
O real motivo de não lidarmos bem com as críticas está relacionado com a nossa insegurança. Só a falta de autoestima já é um problema que afeta inúmeros âmbitos da nossa vida.
Cada pessoa reage de uma forma diante de uma crítica, podendo aceitar a crítica e estar aberto a ela, não aceitar a crítica de forma positiva ou rejeitar totalmente a crítica, negando sua lógica.
O fato é que as críticas são difíceis de serem entendidas e aceitas por uma pessoa devido a sua insegurança com ela mesma. Fatores como a autoestima baixa acabam intensificando a dificuldade em perceber uma crítica como construtiva. Por isso que quando uma pessoa não está satisfeita com ela mesma, acaba refutando a ideia de receber qualquer feedback.
As pessoas que não estão satisfeitas consigo mesmas acabam entendo a crítica como um ato de se colocar vulnerável, já que não se sentem seguras por completo. Estão sempre na defensiva e entendem o crítico como ameaça e inimigo.
Portanto, se você é uma pessoa que sente dificuldade em ouvir e entender críticas se concentre em entender que não é você em si que está sendo criticado, mas sim uma imagem que a pessoa tem de você.
Além disso, todos estão suscetíveis e ninguém é perfeito. Portanto, se você errou de alguma forma, tente compreender e aceitar o erro. Admitir que você errou é muito mais fácil do que tentar ficar provando aos outros que você é perfeito. O importante é entender e corrigir o que precisa ser entendido e corrigido.
Não se prenda ao passado, aos erros que já foram, aos problemas que não possuem mais solução. Foque a sua atenção e a sua energia no presente. Busque ter harmonia no que está sendo e procure confiar em si mesmo.
Também é importante saber separar o profissional do pessoal. Saber entender que uma crítica relacionada ao trabalho não deve ser entendida como pessoal, assim como a pessoal não deve ser entendida como também profissional.
Devemos saber identificar as críticas e avalia-las. Nem toda crítica é realmente para o nosso bem. Existem momentos e situações. Toda crítica deve ter seu sentido e assim como devemos ser humildes para reconhecer erros e aceitar conselhos para o nosso crescimento, quem critica também deve saber dizer aquilo que precisa ser dito sem arrogância ou prepotência. Saber se devemos considerar a crítica ou não para leva-la adiante é fundamental.