As onças estão em perigo de extinção , no entanto, agora uma pequena luz de esperança se abriu: dois filhotes dessa espécie acabam de nascer no Parque Nacional El Impenetrável, localizado na província de Chaco, na Argentina.
E é que desde 2012 a presença desses animais vinha sendo revistada sem sucesso. Porém, em 2019 a fé voltou , foi confirmado que um jaguar , um jovem macho , tinha aparecido .
As pessoas nas proximidades do local batizaram-no de “Qaramta”, que na língua Qom significa: “aquele que não pode ser destruído” .
No dia 7 de fevereiro foi confirmado o nascimento e, de acordo com as gravações de armadilhas fotográficas , nasceu na madrugada do dia 30 de janeiro entre 3h20 e 4h.
Foi um ano e meio que tem trabalhado no parque para salvar os últimos yaguaretés deste lugar e não foi em vão, ele deu frutos. A administração dos Parques Nacionais e a Fundação de Rewilding Argentina confirmaram a notícia do nascimento das crianças. Eles serão criados pela mãe em grandes cercados e não terão contato com o homem.
Infelizmente, a situação desse animal na região do país transandino é complicada, devido à caça oculta e às clareiras que colocaram em risco de extinção o maior felino da América.
Texto originalmente publicado em upsocl e adaptado pela equipe do blog Educadores.