Você sabia que os trens na Holanda são movidos 100% por energia eólica? O país é mundialmente famoso por seus pitorescos moinhos de vento, então não deve ser nada surpreendente, não é?
Inicialmente, os moinhos de vento eram usados para produzir eletricidade para bombear água ou moer grãos. Agora, também existem turbinas em toda a paisagem que produzem eletricidade para ajudar os passageiros holandeses a trabalhar.
Desde 1o de janeiro de 2017, cada um dos trens elétricos pertencentes à Nederlandse Spoorwegen (NS), uma das empresas ferroviárias nacionais do país, está funcionando com energia captada do vento. Eles trabalharam com a Eneco, um ‘fornecedor de energia sustentável’ operando na Holanda, por vários anos para fazer isso acontecer.
Além disso, eles até alcançaram essa meta de 100% de energia renovável um ano antes do previsto! Não é incrível?
De acordo com o Global Wind Energy Council, turbinas recordes capazes de gerar 586 MW de eletricidade foram instaladas entre janeiro e dezembro de 2015. Então, em 2016, o vento holandês voltou às manchetes, quando um parque eólico offshore de 700 MW perto da cidade de Borssele tornou-se o mais “econômico” do mundo. Foi por causa dessas conquistas anteriores que NS e Eneco conseguiram atingir sua meta muito antes do previsto.
A quantidade de eletricidade necessária para alimentar esses trens também não é pequena. A NS opera cerca de 5.500 viagens de trem diariamente. A empresa transporta 600.000 pessoas por dia, consumindo cerca de 1,2 bilhão de kWh de eletricidade por ano. Isso é eletricidade suficiente para abastecer todas as residências em Amsterdã, a maior cidade do país! Já pensou? O fato de que eles podem gerar tanta energia apenas com o vento é um grande negócio!
A eletricidade entregue ao trem é usada para acender as luzes e ar-condicionado, além dos motores de tração, que giram as rodas do trem. NS é a primeira empresa ferroviária do mundo que opera sua frota inteiramente com energia renovável . Uma turbina eólica funcionando por uma hora pode abastecer um trem por 120 milhas, disseram as empresas.
No geral, a Holanda tem mais de 2.000 turbinas eólicas espalhadas por todo o país. Essas turbinas eólicas geram energia suficiente para sustentar o equivalente a 2,4 milhões de residências. Estamos no meio de uma revolução de energia limpa, e a Holanda é um dos países líderes, dando um forte exemplo a ser seguido por outras nações.
Texto originalmente publicado em intelligentliving e adaptado pela equipe do blog Educadores.