Centralize os nutrientes e o oxigênio
Tomates são frutos deliciosos e muito tranquilo de serem plantados. Porém podá-los é algo importante e necessário para que a planta se mantenha saudável.
“Galho ladrões” e as folhas que são muito grandes roubam muitos nutrientes e oxigênio da planta. Sendo assim, não haverá o necessário para que a planta cresça ou se mantenha nutrida, tornando-a fraca.
Os tomateiros devem ser podados para que nasçam tomates maiores e mais saudáveis.
Se estes galhos maiores e sem frutos, juntamente com as folhas maiores, não forem podados, os frutos não conseguirão se desenvolver de forma adequada, correndo risco até de morrer.
VANTAGENS DE PODAR O TOMATEIRO
-Permite que os nutrientes e o oxigênio seja melhor distribuído nas partes mais importantes da planta;
-Direciona o crescimento da planta para que ela não se desenvolva de forma desgovernada;
-Permite que a planta seja corretamente exposta;
-Evita a presença de certas pragas e doenças.
COMO PODAR TOMATEIROS?
A poda deverá ser realizada quando o tomateiro atingir 20cm de altura.
Você deve começar retirando as folhas mais velhas, iniciando a poda inicialmente por baixo e ir subindo. Este processo deve ser realizado com uma tesoura de poda ou devidamente com as mãos.
A medida em que a planta for crescendo, você deverá retirar as folhas que estão doentes e inférteis. Desta forma você evitará que os nutrientes e o oxigênio sejam desperdiçados com partes que não irão se desenvolver. Além disso, retirar as folhas e ramos doentes da planta evitará que a doença se espalhe para o resto da planta.
Os “galhos ladrões” também deverão ser retirados, pois os mesmos também roubam nutrientes e oxigênio.
Caso o seu tomateiro cresça muito, você poderá cortar o topo da planta. Desta forma os frutos verdes poderão amadurecer.
Para complementar, você pode passar canela em pó em todas as partes que você realizar o corte, pois a canela tem propriedades cicatrizantes e ajudará a recuperar mais rapidamente a planta após a poda.