Uma jovem de 20 anos fez um vídeo que repercutiu muito nas redes sociais. O motivo? Abandonou seu novo emprego após apenas algumas horas, devido a uma condição com a qual não concordava: a exigência de trabalhar 8 horas seguidas sem pausas.
Ela fora contratada como vendedora de uma loja em período integral, por um salário mínimo. “Não era uma remuneração muito alta, mas aceitei o trabalho. Quando cheguei ao local, uma senhora me recebeu com muita simpatia e começou a me treinar, mostrando como gerir a loja e desligar o alarme”, contou a jovem.
No entanto, ela não era designada apenas para isso. As responsabilidades se estendiam em operar o caixa, checar e-mails e cuidar das remessas dos produtos comprados online, entre outras atribuições. “Se fossem apenas essas tarefas extras, não seria um problema para mim. Porém, me pagavam apenas o salário mínimo, quando o certo seria receber pelo menos um ou dois dólares a mais por hora para realizar todas essas atividades adicionais”, explicou.
Mas o ponto crucial que levou ela a se demitir foi o fato de não poder fazer pausas durante o expediente. “Eu não sou do tipo que desiste facilmente, mas no momento em que estava no carro, pensei: ‘Não quero voltar lá nunca mais’. Não é que eu não tenha gostado da empresa (…), aliás, todas as pessoas que conheci lá foram muito simpáticas, mas como poderiam esperar isso de mim? Era simplesmente demais receber apenas um salário mínimo”, desabafou.
Diante da injustiça, a jovem recusou-se a trabalhar e aceitar um salário tão baixo. Muitos criticaram a jovem na sua publicação, já outras apoiaram a sua decisão de ter pedido demissão.
E você, concorda com ela ou não?
Texto originalmente publicado em asomadetodosafetos e adaptado pela equipe do blog Educadores.