A matemática sempre vai ser parte de nossas vidas. Acontece que muitas pessoas aprendem amá-la e outras a odiá-la. Mas na realidade não precisa ser assim com nossos filhos. Podemos estimular as crianças desde cedo a ter uma intimidade com os números, inserindo a matemática no cotidiano na criança, especialmente nos primeiros anos de vida.
Daremos algumas dicas especiais para incentivar seu filho a gostar da matemática:
1. Ensine no dia a dia
Embora as crianças aprendam na escola, é super válido os pais estimularem as crianças , mostrando como a matemática está presente em todos os lugares.
Dica: sugira que as crianças calculem quantas frutas tem na fruteira, por exemplo, e contar quantas laranjas têm, quantas frutas precisamos para fazer um suco? Essa atividade pode ser feita com brinquedos e objetos.
2. O dinheiro pode ser um bom exemplo
A matemática é alicerce da contabilidade e certamente isso será importante para sua criança por toda a vida. Embora seja criança é importante que seu filho saiba como usar de maneira correta moedas e cédulas, Ensine para as crianças o valor do pão, quanto vai pagar e quanto vai receber de troco. A mesada das crinças servem para elas calcularem os valores que recebem, quanto gastam, além disso podem aprender a economizar dinheiro calculando o valor final.
3. Demonstre entusiasmo
A crença é movida mais por exemplo do que por palavras. Por isso mostre interesse pelo assunto, mostre sempre que é super divertido descobrir valores ao descobrir conceitos matemáticos. Incluindo a matemática no dia a dia pode ser divertido para todos de casa, até mesmo contando as páginas de um livro.
4. Faça da matemática uma brincadeira divertida
A melhor maneira de tornar a matemática interessante é faze-la de uma forma divertida. Dessa forma, os pais podem sugerir jogos de tabuleiro, boliches com números e cores diferentes. a matemática pode ser uma matéria que seu filho mais gosta devido os estímulos que recebe em casa.
5. Acompanhe as atividades passadas pela escola
Não se trata de fazer as atividades escalar das crianças, mas ficar atento para as dificuldades que a crenças enfrenta . o mais indicado é tentar explicar de uma maneira simples e divertida. Se caso a criança não compreende um calculo de subtração, por exemplo, os pais podem usar objetos para realizar o calculo e ajudar a criança a compreender inicialmente como funciona. Contudo, em seguida deve haver mais estímulos na área em que a criança apresenta mais dificuldades.
Este artigo foi publicado originariamente no site- Nana Nenem , e foi reproduzido adaptado por equipe do blog cantinho