Soluções inovadoras podem fazer a diferença para pessoas com algumas condições como cegueira. Um exemplo disso é a start-up Ashirase Inc., pertencente ao grupo Honda, desenvolveu calçados equipados com GPS capaz de indicar uma trajetória sem emitir som.
A ideia de tal invenção surgiu de uma triste história pessoal de um dos fundadores da pequena empresa, Wataru Chino, que perdeu um de seus familiares deficientes visuais devido a um acidente.
Ele então trabalhou em um dispositivo conectado por Bluetooth que pode ser conectado a qualquer par de sapatos para orientar pessoas com deficiência visual que não dependem mais apenas de sons. Como resultado, os sensores de movimento acoplados aos calçados enviarão vibrações aos dedos dos pés para indicar a direção a seguir: na frente do pé para seguir em frente, como um todo para parar, no lado direito para virar à direita e vice-versa para a esquerda.
Apresentado oficialmente em 2021, o dispositivo faz parte do programa inclusivo “Ignition” desenvolvido pela montadora japonesa. Depois de passar pelas fases de teste, a Honda anunciou um primeiro marketing em 2023.
Texto originalmente publicado em creapills e adaptado pela equipe do blog Educadores.