Quando alguém querido por nós nos machuca, é algo que jamais esquecemos. Nos sentimos péssimos, não é mesmo? E infelizmente é inevitável que acabemos nos frustrando, mais cedo ou mais tarde. Afinal, o ser humano é imperfeito, e imperfeitas são as relações entre eles.
Todos nós carregamos cicatrizes. No entanto, é importante que não deixemos as cicatrizes definirem nossas relações do presente e do futuro. Precisamos reconhecer que somos seres frágeis, que sempre existirá a chance de sairmos machucados, e entender que isso é absolutamente normal. Não temos domínio sobre tudo, muito menos sobre os nossos sentimentos, mas é possível direcionar nossos pensamentos e expectativas de forma a evitar o sofrimento, ou melhor ainda: superá-lo.
É nesse sentido que entra uma palavrinha bem conhecida, mas pouco praticada: o perdão.
O perdão não é nada fácil. Na verdade, perdoar de verdade, aquele perdão sincero, é algo que poucos conseguem fazer. No entanto, aqueles que conseguem, também são presenteados com muito mais alegria, muito mais felicidade e paz. Além disso, aqueles que conseguem perdoar se permitem criar novas relações e viver muito mais intensamente, pois deixam o sofrimento pra trás.
Mas devemos perdoar até aqueles que não se sentem errados? Aqueles que se quer nos pedem perdão?
A resposta é sim. Pois o perdão não precisa ser pedido. O perdão, o ato de perdoar, faz muito bem para aquele que o pratica. Aquele que recebe o perdão nem sempre é afetado por ele, pois muitas vezes se quer está interessado em ser perdoado.
A questão é que o perdão não significa retomar a história com aquela pessoa do exato ponto em que parou. Pelo contrário: significa superar aquela pessoa, aquela situação com a pessoa, exatamente no ponto que parou, e recomeçar em outro ponto – seja junto dela, ou em caminhos separados.
O perdão beneficia você, e sempre beneficiará. Por isso é importante que você saiba perdoar – tenham lhe pedido perdão ou não. Lembre-se: você pode ser o próximo a magoar alguém, seja consciente ou inconscientemente. Somos seres humanos falhos, erros sempre vão acontecer. O ato de perdoar é algo que deve ser praticado e jamais evitado. Só assim será possível uma vida feliz e madura.
Texto originalmente publicado em elclubdeloslibrosperdidos e adaptado pela equipe do blog Educadores.