A chupeta é um objeto de apego que os pais se voltam para dar aos bebês que podem se acalmar com o reflexo da sucção. À medida que o bebê cresce, eles ainda têm a chupeta como objeto de fixação e, quando começam a crescer os dentes, pode se tornar um problema, pois pode distorcer a saída natural dos dentes e até do palato.
Quando é a melhor hora
Quanto a tomar ou não a chupeta de uma criança, há opiniões para todos os gostos. Não há um momento específico e você conhece seu filho melhor do que ninguém para saber se ele está preparado ou não. Os especialistas recomendam remover a chupeta dos bebês entre 12 e 18 meses, já que a partir de um ano as necessidades de desenvolvimento da criança não incluem mais a sucção. Idealmente, quando a criança não estiver mais amamentando e puder ir ao banheiro (mesmo depois de 18 meses), será a hora de remover a chupeta.
Após dois anos, as crianças desenvolvem estratégias para gerenciar o sofrimento emocional, de modo que a chupeta não é mais necessária. Eles gradualmente removem as chupetas à medida que desenvolvem habilidades para substituí-las. A maioria das crianças deixa a chupeta voluntariamente por mais de 3 ou 4 anos.
Como dizer adeus à chupeta em 3 dias
Permita que seu filho deixe a chupeta em apenas três dias, mas com certas regras. Essas seriam as diretrizes …
Primeiro dia
De manhã e antes de dormir, diga ao seu filho que ele pode fazer muitas coisas que o tornam mais velho. Diga a ele que é uma boa ideia deixar a chupeta e que em três dias será hora de dizer adeus para sempre.
Diga a ele que você sabe que ele pode fazer isso e que você trabalhará junto para conseguir. Mantenha a conversa por 30 segundos e que não pareça que você está pedindo permissão. Se o seu filho responder, reflita sobre os sentimentos que isso gera para o filho e continue. Não se preocupe se o seu filho ficar ansioso se receber um aviso prévio será mais fácil.
Segundo dia
Repita a mesma conversa por 30 segundos duas vezes por dia, substitua “em três dias” por “amanhã”. Não tente vender a ideia para ele. Mantenha um tom firme e afetuoso.
Terceiro dia
Lembre ao seu filho que é o terceiro dia e que é hora de coletar e armazenar todas as chupetas. Aja como se estivesse em uma caça ao tesouro e pergunte ao seu filho se ele gostaria de ajudar. Mesmo que ele se recuse e proteste, ele pega as chupetas, coloca-as em um saco plástico e as coloca em uma gaveta, para que “o caminhão de reciclagem” recolha elas.
Explique ao seu filho que as chupetas se tornarão novos brinquedos. As crianças reconhecem que a reciclagem é útil e inteligente, e elas ficarão muito menos chateadas do que se você jogar a chupeta preciosa no lixo sem mais delongas. Seja empático, mas firme. Em 48 horas você terá superado a perda da chupeta.
Fonte: etapainfantil