Início Curiosidades Depois de entender este gravíssimo caso, você nunca mais usará cotonete!

Depois de entender este gravíssimo caso, você nunca mais usará cotonete!

882
0

Entenda como um homem sofreu com problemas neurológicos usando cotonete

Um caso que ocorreu relacionado ao uso de cotonetes vai realmente assustar você e vai ressaltar uma excelente razão para não usá-los. Acontece que um homem acabou adquirindo uma grave infecção que acabou ocasionado sérios problemas neurológicos.

Conforme os cientistas, a higienização interna dos ouvidos não é necessária e utilizar cotonetes pode originar diversos problemas.

“O uso de cotonetes dentro das orelhas é comum e há muito tempo é reconhecido por causar várias complicações, incluindo trauma, perfuração da membrana timpânica, cera afetada, infecção e retenção do cotonete”, declararam os médicos Alexander Charlton, Noor Janjua e Darius Rejali, do Hospital da Universidade de Coventry (Reino Unido), no relatório do caso.

O homem, cuja idade é de 31 anos, foi levado para a sala de emergência do hospital de ambulância após desmaiar. Depois disso, sofreu convulsões. Exames realizados apontaram que ele estaria confuso e sonolento.

Os médicos ficaram preocupados com o quadro e prosseguiram com o atendimento realizando tomografias cranianas computadorizadas. Desta forma, foi descoberto que haviam abscessos cheios de pus no tecido ao redor do seu cérebro, bem como uma espécie de “corrimento” saindo de um de seus ouvidos.

O corrimento apontou para os médicos o verdadeiro culpado daquela infeção: a bactéria Pseudomonas aeruginosa.

Os médicos acreditam que a P. aeruginosa se desenvolveu na condição de otite externa maligna (ou otite externa necrosante), que afeta o tecido do canal auditivo externo, no homem.

Depois de um tempo, o paciente disse aos médicos que vinha sofrendo com dores de cabeça e náusea há vários dias, assim como também sofria uma dificuldade em se lembrar de nomes.

Além do mais, o homem disse que sempre sentia dor e perda de audição no ouvido esquerdo nos últimos cinco anos.

Após este relato, foi realizado um exame físico, onde foi encontrado um pedaço de cotonete preso na cabeça do homem sabe-se lá há quanto tempo – certamente anos, se os primeiros sintomas servem de indicação.

O pedaço encontrado de algodão foi muito possivelmente o responsável pelo desenvolvimento da infecção. A presença de corpos estranhos no canal auditivo é um verdadeiro risco para o aparecimento da otite externa (também chamada de “ouvido de nadador”), porém, nunca havia sido documentada no caso de otite externa maligna.

Os médicos removeram o pedaço de cotonete do ouvido do homem e, depois de oito semanas de tratamento agressivo com antibióticos, a infecção foi totalmente curada.

“Ao concluir seu curso de antibióticos, o paciente permaneceu sistematicamente bem, sem déficit neurológico e sem sintomas residuais no ouvido. Mais importante, ele não está mais usando cotonetes para limpar os ouvidos”, disseram os médicos.

Fonte: hypescience