Entenda a importância de ficar atento a saúde bucal do seu filho
Estar atento à qualidade da escovação dentária dos filhos pequenos realmente não é uma tarefa fácil. Inclusive, dependendo da idade do pequeno, os pais ainda precisam realizar a tarefa por eles e precisam aprender a lidar com choros e birras. Porém, devido a isso, nem sempre os dentes são escovados na frequência ideal e nem sempre ficam realmente limpos.
Dados fornecidos pela NSW Health, da Austrália, apontam que a taxa de hospitalizações na Costa Central por cárie dentária em crianças de 0 a 14 anos cresceu quase 15% de 2016 para 2018. Se o estudo for analisado amplamente, os números são ainda piores. De 2001 para 2018, esse número subiu 66,8%.
Mais cuidado e Menos açúcar
Com o propósito de impedir a deterioração dos dentes dos pequenos, os dentistas sugerem que os pais escovem os dentes dos filhos até os 9 anos de idade, pois as crianças tendem a escovar só os dentes da frente, que são aqueles que elas conseguem enxergar.
Os especialistas esclarecem que o maior problema são os molares-bebês, que as crianças têm de 2 a 12 anos e são difíceis de alcançar.
Conforme o Central Coast Advocate, a falta da ajuda de um adulto na hora de escovar os dentes e a alimentação rica em açúcares são os principais motivos do aumento alarmante na incidência de cáries.
Como prevenir cáries?
A chave é prevenir e para isso separamos algumas dicas para auxiliar na prevenção das cáries:
- Escove os dentes dos seus filhos pelo menos duas vezes no dia com um creme dental que contenha flúor.
- Reduza a quantidade de alimentos açucarados na alimentação diária da criança.
- Durante à noite, após escovar os dentes, não ofereça leite, suco ou refrigerantes.
- Leve seu filho ao dentista pelo menos uma vez por ano (o ideal é leva-lo duas vezes no ano).
- Cuide da sua própria saúde bucal. As crianças aprendem com exemplo.