Conheça um pouco mais sobre a flor-de-cera
Com o nome científico de Hoya Carnosa a flor-de-cera é uma trepadeira de textura semi-herbácea, pouco ramificada. Apresenta folhas carnosas, espessas, com pecíolo curto. Podem apresentar variedades de cor, entre branco e amarelo. As inflorescências são do tipo umbela, axilares, parecendo pequenos buquês carregados de flores brancas e rosadas em forma de estrela e delicadamente perfumadas. Sua floração ocorre no período da primavera.
Seu crescimento é bastante lento, mas seu florescimento compensa a lentidão: não exigindo muitos cuidados, basta que esteja em local úmido e com luz direta (pela manhã ou tarde) para seu crescimento e florescimento. Pode ser plantada em canteiros e em vasos e jardineiras, porém sempre tomando o cuidado de deixá-las próximas de algum suporte como treliças ou grades.
Seu cultivo depende da iluminação do local, além do solo fértil e bem drenável. Deve se enriquecer o solo com matéria orgânica e irrigá-lo regularmente para manter a estabilidade do cultivo. Assim como algumas outras plantas, não deve tomar sol direto nos horários mais quentes do dia, pois suas folhas podem queimar e gerar queda nos botões.
É importante que se tenha cuidado e garanta que a planta esteja na faixa de temperatura de 15 a 25 graus Celsius.
Pronto para ter a sua flor-de-cera?
Texto originalmente publicado em jardineiro.net e adaptado pela equipe do educadores.live.