A empatia sombria É um novo construto psicológico que definiria um pequeno grupo da população. São indivíduos que, embora apresentem certos traços obscuros de personalidade, revelam um lado mais iluminado e até mesmo compassivo.
As características sombrias estão inclusas no construto chamado de tríade obscura – narcisismo, maquiavelismo e psicopatia. No entanto, no meio desse espectro de características sombrias, há um tipo de personalidade mais compassiva e cívica – uma característica daqueles que possuem a tal da empatia sombria. Isso foi comprovado através de um estudo.
O estudo foi publicado em julho de 2020, o qual teve como protagonismo as Universidades de Nottingham e Bishop Grosseteste (Reino Unido), juntamente com a Universidade de Tecnologia de Auckland (Nova Zelândia).
Nesta pesquisa realizada em uma amostra de quase mil pessoas, algo notável foi descoberto: 19,3% dessa população, apesar de apresentar traços obscuros, apresentava um tipo de empatia muito alta. Essa empatia foi denominada, então, empatia sombria.
Esse estudo nos mostra é que pode haver algumas pessoas com certos traços psicopáticos, maquiavélicos ou narcisistas que também são definidos por uma empatia sombria.
CARACTERÍSTICAS DO EMPÁTICO SOMBRIO
Extrovertidos e neuróticos
As pessoas são extrovertidas, com facilidade de expressar sentimentos aos outros.
Da mesma forma, um caráter neurótico está integrado neles. Em outras palavras, as épocas podem passar com altos e baixos emocionais.
Amigável, social e gosta de relacionamentos sociais
Gostam de se conectar com as pessoas.
Eles gostam de ter poder, mas alcançam uma liderança participativa
Eles gostam do poder, isso os define e eles se sentem realizados sendo líderes.Mas quando a pessoa também tem uma empatia sombria, acaba tendo uma visão mais humana.
Narcisismo vulnerável
Eles se sente magoados facilmente. São capazes de compreender e respeitar a realidade dos outros, mas são muito afetados por comentários ruins ou certos comportamentos.
Imperfeitos, mas talentosos
Esse perfil tende a mostrar uma grande competência em muitas áreas. São bons líderes, se conectam muito bem às pessoas…embora, claro, ainda utilizem isso para manipular pessoas.
Texto originalmente publicado em amenteemaravilhosa e adaptado pela equipe do blog Educadores.