Início Comportamento Conheça 6 comportamentos de uma pessoa ingrata e saiba como evitá-los

Conheça 6 comportamentos de uma pessoa ingrata e saiba como evitá-los

1313
0

Todos nós conhecemos uma pessoa ingrata em nossas vidas, não é? Essas pessoas que parecem pensar que nos colocaram nesta terra para servi-los ou consertar os problemas em que se metem. Vamos identificar hoje 6 comportamentos desse tipo de pessoa. Quer ver? Confira abaixo!

6 comportamentos de uma pessoa ingrata e como evitá-los

1. Uma pessoa ingrata está sempre em necessidade

Pessoas que não são gratas por nada sempre precisam de algum tipo de ajuda. Eles sempre precisam de algo de você.  Em vez de pedir a alguém para ajudá-lo com uma solução temporária, trabalhe permanentemente. Em vez de pedir ajuda para pagar uma conta, peça a seus amigos e familiares para ajudá-lo a encontrar um emprego melhor. O importante é que, quando alguém dedicar seu tempo para ajudá-lo, você diga “obrigado”. As pessoas vão te resgatar de situações infernais e tudo o que é exigido de você é uma palavra que não vai te custar um centavo.

2. Pessoas ingratas não têm tempo para você, a menos que precisem de algo;

A questão é que, a menos que eles precisem de algo de você, você nunca ouvirá falar deles. Eles só se lembram de sua amizade quando estão no trânsito. Não ligue para amigos ou família apenas quando precisar de algo. Estenda a mão para as pessoas. Pergunte se precisam de ajuda com alguma coisa ou simplesmente saia e tome um café com eles e converse. Os relacionamentos construídos com base na ajuda mútua são fortes e duram a vida toda.

3. Pessoas ingratas esperam que você as ajude.

Eles podem se sentir no direito de sua ajuda porque são membros da família ou acham que você deve algo a eles por ser seu amigo. Eles não são gratos porque sentem que merecem sua ajuda e que você está apenas retribuindo. 

Não espere que as pessoas salvem você. Você é uma pessoa forte, independente e resiliente, o que significa mais capaz de se ajudar a se levantar após uma queda. É ótimo quando as pessoas ajudam ou vêm em seu socorro e ficam muito, mas não se sente na sua torre e espere que alguém o salve. 

4. O mundo gira em torno deles e de sua programação

Se fosse uma emergência inesperada, só poderia ser devido ao mau planejamento da pessoa ingrata, má administração do tempo ou irresponsabilidade de sua parte. Eles estavam com problemas (de novo) e esperam que você venha correndo para salvá-los neste segundo.

Se alguém estiver disposto a oferecer seu tempo para ajudá-lo em algo, o mínimo que você pode fazer é trabalhar sua programação em torno da dele ou fazê-lo em um momento em que vocês dois estejam livres. 

5. Uma pessoa ingrata muitas vezes morde a mão que os alimenta

Apesar de toda a sua ajuda, pessoas ingratas se voltarão contra você. Eles vão falar pelas suas costas. Eles vão dizer que você nunca os ajuda. Eles fazem todo o trabalho e você é a esponja ingrata. Apesar de tudo que você fez por eles, eles dirão a seus amigos ou outros membros da família que você é uma pessoa horrível, a fim de obter mais simpatia de pessoas que não podem ajudar.

6. Os ingratos sempre se lembrarão de quando você não os ajudou

Aquele que é ingrato nunca permitirá que você se esqueça de que antes você não poderia ajudá-los. Não importa se foi devido a limitações de tempo ou falta de fundos. Eles vão guardar essa culpa para você até o fim dos tempos. 

Todos nós precisamos de ajuda de vez em quando e ninguém deve ter vergonha de pedir ou receber ajuda. Quando você puder retribuir o favor posteriormente, mostre gratidão. Se você tem pessoas realmente especiais em sua vida que dão abnegadamente e não pedem nenhuma recompensa, então você deve dizer a elas como você é grato por tê-las em sua vida.

Texto originalmente publicado em lavidalucida e adaptado pela equipe do blog Educadores.