Conheça três formas de fortalecer os seus pulmões
Nossos pulmões ficam localizados no interior do peito, são protegidos pelas nossas costelas e de ambos os lados do coração. Eles fazem parte do sistema respiratório, que é responsável por transportar o ar, que contém o O2, da parte externa do nosso corpo para o nosso sangue.
A responsabilidade dos pulmões é realizar as trocas gasosas com o sangue. Para que isso possa ser feito, os alvéolos estão em contato próximo com os capilares.
Durante a nossa vida, variados fatores vão interferindo na qualidade do intercâmbio destes gases. Isso pode ocorrer devido a fatores como poluentes do exterior ou devido a diferentes hábitos, como o uso de cigarros.
É essencial ter um estilo de vida saudável para que nossos pulmões fiquem protegidos. Além do mais, exames periódicos são importantes para prevenir doenças e outras condições.
Sendo assim, entendemos a importância vital destes órgãos para a nossa vida e para cuidarmos da sua saúde, existem meios naturais que ajudam a fortalecer os pulmões. Através de preparações à base de plantas que, conforme a medicina natural, agem beneficiando o nosso sistema respiratório, reduzindo o risco de doenças.
Métodos naturais para fortalecer os pulmões
Em relação a este assunto, alguns pontos precisam ser esclarecidos:
- Primeiramente, nenhuma destas receitas, tratamentos ou métodos é considerado como sendo uma ação de primeira linha para qualquer doença pulmonar. Sendo assim, servem apenas para complementar os cuidados.
- Em segundo lugar, qualquer tratamento deve ser realizado com cautela e com autorização do seu médico.
1. Eucalipto
Esta planta é muito utilizada para fortalecer a saúde dos órgãos do sistema respiratório, devido ao seu alto teor de mentol. Isso possibilita a abertura máxima dos brônquios e, com isso, a obtenção de uma excelente respiração, já que entra mais ar.
Realmente, um estudo publicado na Alternative Medicine Review esclarece que a inalação de vapor com eucalipto combate os sintomas de doenças como bronquite, asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
O eucalipto contém um composto ativo conhecido como 1,8-cineol, que possui efeitos antimicrobianos contra muitas bactérias, como a Mycobacterium tuberculosis e Staphylococcus aureus.
Ingredientes
2 litros de água ferventes
2 colheres de sopa de folhas de eucalipto (20 g)
Como preparar
Ferva a água até ficar em ponto de ebulição e, depois disso, coloque as folhas de eucalipto. Tampe a panela para concentrar a substância das folhas na água.
Enquanto a panela permanece no fogo, leve o seu rosto para a panela, com muito cuidado para não se queimar. Inale o vapor mentolado com calma, por 10 minutos. Você sentirá rapidamente a melhora de toda a respiração.
Toda vez que sentir dificuldade em respirar, assim como outros problemas relacionados aos pulmões, como a asma ou a sinusite, realize este processo.
2. Castanha da Índia
A castanha da Índia é um ótimo remédio para fortalecer o sistema respiratório e proporciona resultados muito bons. Isso isso se deve ao fato de que a castaha da índia possui um alto teor de uma substância chamada escina. Conforme informações de Experimental and Therapeutic Medicine, a escina age como um anti-inflamatório.
Ingredientes
250ml de água fervente
1 colher de chá de castanha da índia (5 g)
Como preparar
Coloque a medida de castanha da Índia na xícara com água fervente. Depois, espere a mistura assentar no fundo e coe.
A orientação é que o tratamento seja feito 2 a 3 vezes por semana, no caso de você perceber alguma alteração na respiração, como asma, tosse ou bronquite, entre outras. É claro que você não deve esquecer-se de consultar um especialista sobre os sintomas que podem aparecer.
3. Raiz de alcaçuz
Este remédio caseiro é um dos mais eficazes quando se trata de suavizar irritações no sistema respiratório. Além do mais, conforme apontado em um estudo publicado pela revista Acta Pharmaceutica Sinica B, contém propriedades antivirais e antimicrobianas.
Ingredientes
250 ml de água (250 ml)
1 pedaço de raiz de alcaçuz
Como preparar
Esquente a água e, quando iniciar a fervura, coloque o pedaço de raiz de alcaçuz e espere que ferva por 5 minutos. Coe e, depois de alguns minutos, ingira.
Este remédio normalmente é contraindicado em pessoas que sofrem com hipertensão. O motivo é que o remédio pode agravar essa condição. Sendo assim, é necessário sempre verificar os sintomas com o médico.
Fonte: melhorcomsaude