Conheça os 10 alimentos mais prejudiciais a nossa saúde
Nos dias de hoje, em que existem alimentos contendo cada vez mais ingredientes nocivos a nossa saúde, é essencial que saibamos escolher aquilo que vai para a nossa mesa. Por isso, listamos abaixo 9 alimentos que você jamais deveria comer:
Pão branco ou farinhas refinadas
Pão branco e farinha branca são considerados tóxicos para o nosso organismo, pois praticamente todos os nutrientes destes alimentos foram retirados, restando apenas carboidratos.
Pratos congelados
Refeições congeladas são repletas de conservantes, sal processado e hidrogenados. Além disso, os nutrientes destes alimentos são mínimos.
Arroz branco
O arroz branco é outro alimento que possui quase todos os seus nutrientes retirados, restando apenas carboidratos.
Já o arroz integral é processado pelo nosso organismo de maneira muito diferente do arroz branco, pois ele é absorvido de forma mais lenta e não causa o mesmo aumento dos níveis de açúcar no sangue.
Pipoca de micro-ondas
A pipoca de micro-ondas possui inúmeros conservantes, além de conter muito sal. Sendo assim, este alimento não é nada saudável para o nosso organismo. Por isso, prefira grãos de milho orgânicos para fazer a sua pipoca da forma mais natural possível.
Embutidos
Frios, linguiça, salsicha, bacon, entre outros alimentos processados possuem altos níveis de nitratos e nitritos, que são associados com o desenvolvimento de câncer.
Barra energética
Para muitos, barras proteicas e de energia são considerados alimentos saudáveis, porém, muitas das marcas que fabricam estas barrinhas utilizam de proteína de soja processada, açúcar refinado, gordura hidrogenada e outros aditivos prejudiciais a nossa saúde que estão relacionados com doenças crônicas. Obviamente nem todas as barras energéticas são ruins, porém é necessário cautela na hora de escolher qual marca levar.
Margarina
Não é nenhuma novidade dizer que a margarina é um grande vilão da nossa saúde. Sua composição repleta de hidrogenados, gordura saturada e processados podem causar danos à saúde. Seu processo de produção envolve múltiplas etapas que envolvem solvente químico, metal catalisador, emulsificantes, espessantes, corantes (lembre-se de que a margarina é naturalmente acinzentada) e uma série de outros produtos químicos que estão longe de torná-la um produto saudável.
Leite de soja e substitutos da carne à base de soja
Alimentos a base de soja são, hoje, uma verdadeira farsa quando relacionados a bons hábitos alimentares. A maioria das sojas encontradas no mercado são processadas à base de produtos tóxicos para o ser humano, como o hexano (solvente fortíssimo o qual está associado a deformidades fetais, problemas reprodutivos e câncer). Além disso, a soja não fermentada é altamente estrogênica que pode provocar desiquilíbrio hormonal grave.
Alimentos e bebidas diet, light ou zero
Alimentos e bebidas denominados como diet, light ou zero possuem adoçantes artificiais relacionados a danos neurológicos, problemas gastrointestinais e desregulação endócrina.
Refrigerantes
A maioria das pessoas sabe que o refrigerante é vilão quando se trata de saúde. Sua composição contém substâncias que enfraquecem os ossos, cabelos, unhas e dentes, além de conter um alto teor de açúcar, sal, corantes e ácidos. Além disso, a ingestão desta bebida por um longo período de tempo pode resultar em doenças renais, gastrite, úlcera, hiperatividade e até câncer.