Início Bem estar Como lembrar rapidamente o que você quer lembrar? Os psiquiatras recomendam

Como lembrar rapidamente o que você quer lembrar? Os psiquiatras recomendam

259
0

Todo mundo quer lembrar de algo com urgência, infelizmente, às vezes isso simplesmente não acontece.

De acordo com especialistas, podemos lembrar de tudo o que vemos. Podemos recordar até mesmo informações que foram apagadas de nossa memória. Basta puxá-lo do fio certo e a memória sairá sozinha.

No início dos anos 1970, foi realizado um experimento famoso chamado Lionel Standing. 10.000 imagens são mostradas para pessoas normais em um ritmo acelerado. Em uma foto, por exemplo, Muhammad Ali, em outra foto – halteres, depois o ombro de Neil Armstrong na lua e depois a capa do livro de Friedrich Nietzsche, uma rosa vermelha … E um total de dez mil fotos! (demorou uma semana inteira para fazer o teste) Parece que tanta informação não cabe em uma cabeça. Mas as pessoas identificaram 80% das fotos que viram. A principal razão é que a informação é extraída corretamente do cérebro.

Na fase de sinalização, as imagens foram apresentadas em pares: uma imagem já havia sido vista antes, a outra não. Por exemplo, a foto de Muhammad Ali à esquerda e a pílula Alka Seltzer à direita. O examinando tem que reconhecer uma imagem que ele viu antes. A maioria deles se lembrava das fotos que via sem nenhuma dificuldade.

No início dos anos 2000, o experimento foi repetido com um um pouco mais difícil. Os sujeitos tinham que lembrar que já tinham visto fotos quase idênticas antes: a da direita custava US$ 5, enquanto a da esquerda era uma foto de um maço de dólares.

As pessoas acertaram 90% das fotos, embora as fotos parecessem quase idênticas.

A principal razão é que não esquecemos nada e, o mais importante, não podemos recuperar as informações corretas de nossa memória. Na neurociência e na psicologia, há registro de uma pessoa única que teve acesso direto à sua própria memória. No início do século 20, o psicólogo soviético Alexander Luria observou e estudou o homem. Um cientista escreveu um livro sobre uma pessoa com habilidades extraordinárias chamada Solomon Shereshevsky.

Shereshevsky poderia identificar facilmente todas as informações escritas nas páginas de seu livro e depois recuperá-las de qualquer ângulo sem nenhuma dificuldade. Ele também identificará palavras que têm significado e frases que são pronunciadas sem significado. Ele não sabe matemática, mas sabe de cor fórmulas complexas, não sabe italiano, mas sabe de cor poemas italianos. Apesar da passagem do tempo, Shereshevsky se lembrava de tudo (ele próprio sofria com isso). Mesmo depois de 16 anos, ele estava contando a informação exata.

Uma pessoa precisa imaginar uma imagem abstrata para si mesma – isso o ajudará a não fixar e esquecer facilmente coisas como Shereshevsky.

Como Shereshevsky conseguiu recuperar a informação desejada de sua memória? Como armazenamos informações de maneira aleatória no cérebro, a pessoa comum nem sempre consegue obter a informação que deseja de seu cérebro. Quando uma pessoa comum pensa que precisa se lembrar do nome de alguém, ela precisa dar uma pista relacionada ao nome, “bem, começa com a letra “l” ou o nome está relacionado à algum país, ou algum outro conhecido… A habilidade única de Shereshevsky ainda está adormecida em nós . Parece impossível manter tanta informação em nossa cabeça, mas se pudermos desenvolver nossa memória espacial, podemos armazenar as informações que queremos .

Texto originalmente publicado em news e adaptado pela equipe do blog Educadores.