Já pensou se você encontrasse livros descartados toda vez que recolhesse o lixo? O que você faria?
Um grupo de catadores de lixo de Ancara, capital da Turquia, decidiu abrir uma biblioteca pública com os livros recolhidos do lixo, após perceber que havia centenas de livros descartados.
Tudo começou quando Serhat, 32 anos, membro da empresa de coleções, decidiu colecionar os livros que encontrou durante seus dias, pois sempre sonhou em ter uma biblioteca. Aos poucos, seus colegas começaram a fazer o mesmo e acabaram conseguindo juntar livros suficientes para construir uma pequena biblioteca para uso interno dos trabalhadores.
Mais tarde, os catadores continuaram a ampliar o acervo de livros e consideraram a possibilidade de criar uma biblioteca comunitária para eles e suas famílias. Com o passar do tempo, o grupo de trabalhadores resolveu entrar em contato com o prefeito da cidade, a fim de levar os livros a um local onde toda a comunidade tenha acesso, já que após sete meses já haviam arrecadado centenas de livros e revistas.
Sendo assim, prefeitura possibilitou e adaptou uma antiga olaria do bairro Çsankaya, que estava fechada há mais de vinte anos. Após divulgar o trabalho exitoso dos catadores, dezenas de vizinhos passaram a doar livros, catálogos e revistas para contribuir com mais opções para a comunidade.
Desta forma, a biblioteca de colecionadores tornou-se um novo espaço cultural para Ancara e, além de oferecer livros e espaços de leitura para funcionários, suas famílias e comunidade em geral, também lançaram vários programas de empréstimo de livros para estudantes, não organizações sem fins lucrativos e instalações correcionais.
Bacana, não é?
Texto originalmente publicado em nation e adaptado pela equipe do blog Educadores.