O divórcio tornou-se uma coisa tão comum em nossa sociedade que muitas pessoas se perguntam como desenvolver um relacionamento duradouro com alguém. Então imagine um casal que não apenas se casou muito jovem, mas que superou as dificuldades de viver junto por mais de 90 anos.
Zacharie e Shama’a tinham apenas 12 e 10 anos quando se conheceram e se casaram. Ambos eram órfãos quando se conheceram. Eles perderam tudo antes de se conhecerem e passaram a vida inteira juntos apoiando um ao outro. Juntos, eles suportaram pobreza, perseguição e outras dificuldades. Como era costume no início de 1900, os dois fizeram um casamento arranjado para evitar estar com alguém que não compartilhasse os mesmos valores.
As duas crianças nasceram no Iêmen, um país desértico no Oriente Médio. O Iêmen está localizado no extremo sul da Península Arábica. Quando eram recém-casados, Zacharie e Shama’a não tinham teto sobre suas cabeças. O casal foi forçado a limpar o celeiro e morar lá temporariamente.
Em 1948, pouco depois de se tornar um Estado, o casal mudou-se para Israel. Eles estavam entre os primeiros judeus do Iêmen a fazer a viagem. Apesar da incerteza de viver na pobreza, o casal começou a crescer junto e como família. Eles agora têm 11 filhos e 64 netos.
Como o casamento deles resistiu ao teste do tempo?
Viver em casal é muito trabalhoso para a maioria das pessoas. É verdade que há muitos desafios em um casamento. Zacharie e Shama’a compartilharam suas dicas para superar dificuldades e fazer seu casamento durar.
O amor inabalável, compartilhamento de objetivos em comum, e humor são os segredos desse casamento. Uma grande amizade, que é o elemento mais fundamental, significa poder provocar e rir juntos em tempos difíceis. Outro segredo para seu casamento duradouro é o trabalho em equipe e o apoio. Ao longo dos anos, eles trabalharam juntos para alcançar seus sonhos.
No entanto, apesar de estarem juntos há 91 anos, Zacharie e Shama’a não reivindicam o recorde de casal mais velho do mundo, que pertence a Julio Cesar Mora Tapia e Waldramina Maclovia Quinteros Reyes, de 110 e 104 anos.
Veja abaixo o video dos dois:
Texto originalmente publicado em sain-et-naturel.ouest-france e adaptado pela equipe do blog Educadores.