Você deve ter visto algumas manchetes revivendo uma entrevista dada por Carolina Herrera em 2018 em que ela fala algumas opiniões pessoais sobre o que uma mulher acima de 40 anos deve ou não usar apropriadamente.
Essas manchetes salientam que a estilista afirma que essas mulheres não devem ter cabelos longos. Mas será que foi isso mesmo que ela disse?
A verdade é que ela opinou sobre o que fica melhor, na visão dela, para o look de uma mulher com mais de 40 anos.
“A mulher deve envelhecer com elegância e não tentar parecer uma idade que não tem, ou ficará ridícula”, comentou a estilista.
A estilista ainda afirma que, na sua opinião, “nada envelhece mais uma mulher do que fingir que ainda é jovem”. Ela acredita que mulheres com mais de 40 anos devem ter cuidado com a imagem para que “envelheçam graciosamente”.
“[A moda popular] faz com que pareça que todos estamos a vestir um uniforme. Alguma roupa vai ao mercado e, de repente, todas parecem iguais (…) na moda tem que se ter individualidade e se diferente das outras pessoas. Nunca quis ver-me como os outros, sempre quis ver-me como eu”.
Além disso, ela comenta es mais velhas não devem usar minissaias, biquínis ou jeans, pois “não têm idade” para isso. E que acredita que elas deveriam usar cabelos curtos nessa idade.
A mídia colocou como uma imposição, mas na verdade é apenas o que a estilista acha, uma opinião pessoal. Até por que, como ela mesma disse, você tem que se ver como você mesma, e não como os outros. Faça a SUA moda.
Texto originalmente publicado em revistapazes e adaptado pela equipe do blog Educadores.