Beleza e graciosidade
As borboletas são seres quase místicos, delicados e belíssimos. Elas adoram decorar jardins floridos e voam como se estivem dançando um gracioso balé. Existem muitas pessoas que se encantam com a presença delas e por isso cultivam flores certas para atraí-las. Só no Brasil, existem 3.200 espécies de borboletas e boa parte destas espécies habitam apenas florestas e matas nativas. Sendo assim, existem tipos que nunca vimos e dificilmente veremos. Mas vamos falar sobre algumas espécies incríveis abaixo!
A borboleta-paixão é muito comum em nosso país, na Argentina e no Uruguai. Esta espécie possui uma cor alaranjada, com manchas pretas de fora para dentro. Possui uma envergadura de 9,5 cm e é encontrada, normalmente, perto das flores de lantanas e pentas, onde se alimentam do néctar. Porém, apesar de toda a sua elegância e graciosidade, quando ainda lagarta, costuma ser agressiva e se alimenta das folhas de maracujá. Por isso, ela pode ser considerada praga nos pomares de cultivo a esta fruta.
A borboletas, por serem insetos que nascem como lagartas estranhas e aos poucos revelam sua mais bela forma colorida, são consideradas símbolo de transformação. A metamorfose da borboleta varia de semanas a meses. Durante toda a fase, a borboleta se alimenta de vegetais e, sendo assim, uma forma de atraí-las é cultivar plantas hospedeiras, para que a borboleta adulta coloque os seus ovos e, posteriormente, as lagartas cresçam e se alimentem.
A borboleta Ascia monuste, por exemplo, adora se alimentar de couve e por isso coloca os seus ovos neste vegetal. Por isso, muitos a chamam de borboleta-da-couve. Sua coloração é branca e costuma ter uma envergadura de até 6 cm.
Durante a fase adulta, as borboletas buscam se alimentar das plantas que possuem o mais rico néctar, como a margarida-de-árvore e a zínia.
A borboleta-zebra normalmente é encontrada em florestas e matas fechadas, mas também pode ser admirada nas cidades. Sua coloração é branca com listras pretas e atingem uma envergadura de até 7,5 cm. Diferentes das demais espécies, esta borboleta, na fase adulta, não se alimenta do néctar, mas sim da seiva que escorre pelos trocos das árvores ou de frutos em estado de decomposição.
As borboletas Caligo são típicas da América do Sul e são conhecidas como olhos-de-coruja. Isso devido a manchas marrons que encontram-se em suas asas que lembram os olhos da ave de rapina. Esta espécie pode atingir impressionantes 12 cm de envergadura. Borboletas da mesma família, como Caligo beltrao e Caligo eurilochus atingem até 18 cm de envergadura.
A borboleta olhos-de-coruja se alimentam de frutos caídos e seivas que escorrem pelos troncos das árvores. Preferem depositas seus ovos em árvores frutíferas, como bananeiras e coqueiros.
Fonte: revistanatureza