Um medo que assola os pais atualmente é ter que presenciar um engasgo de uma criança, mas o pior de todos os medos é não saber como gir no momento certo do engasgue. Naturalmente, na maioria dos casos um bebê tem a capacidade de se recuperar por si mesmo, porém em alguns casos exige que os pais saibam como agir e socorrer a criança engasgada.
Veja as situações abaixo e aprende como socorrer uma criança engasgada:
Quando a Criança engasgada está consciente
Tente colocar o bebê de bruços em cima de seu braço e executar 5 compressões entre as escápulas (no meio das costas);
Depois altere o bebê de barriga para cima em seu braço e efetuar 5 apertos sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos;
Nesse momento, tente achar o corpo estranho e remover suavemente;
Caso não tenha sucesso, deve-se repetir esse procedimento fazendo as compressões até o momento de chegar serviço de emergência (pronto socorro ou hospital).
Vale ressaltar que se você não consegue fazer isso por muito nervosismo, solicite alguém para ligar imediatamente para o serviço de pronto atendimento.
Criança engasgada inconsciente
Deite o bebê de costas em seu braço e liberar as vias aéreas (boca e nariz);
Examinar se o bebê está respirando;
Caso note que o bebê não está respirando, efetue 2 respirações boca-a-boca;
Observe com atenção a expansão torácica; caso note que ainda não está respirando, repetir a libertação das vias aéreas e as 2 respirações.
Atenção: todas as vezes que uma criança está engasgando pode perder a consciência, nestes casos, convocar auxílio especializado imediatamente ou ligar para o Serviço de Emergência (192 ou 193).
Assiste esse vídeo do SAMU que ensina na pratica como ajudar um bebê engasgado.
Este artigo foi publicado originariamente no site- Hemocord e foi reproduzido adaptado por equipe do blog cantinho