Estudos apontam que as mudanças no formato e tamanho dos pés podem ser definitivas
Muitas mulheres tem a impressão que, depois de se tornarem mães, os seus pés aumentaram de tamanho. O que parecia ser apenas uma sensação foi definitivamente comprovado como real.
Foi realizado um estudo, nos Estados Unidos, relacionado ao crescimento do tamanho dos pés das mulheres que se tornavam mães e o resultado foi surpreendente: a gravidez de fato pode alterar a medida dos pés.
O estudo contou com a participação de 49 gestantes, onde as medidas dos pés foram acompanhadas. A primeira medição ocorreu no primeiro trimestre de gestação e a última ocorreu cinco meses após a mãe ter ganhado o bebê.
O resultado obtido com o estudo foi que 70% das mulheres que obtiveram acompanhamento dos cientistas houve um aumento no comprimento ou largura dos pés.
O professor de ortopedia, Neil Segal, que foi um dos principais responsáveis pelo estudo, afirma que já havia ouvido de diversas pacientes o relato de que os pés haviam aumentado de tamanho. O professor ainda fala que para a pesquisa foram medidos os pés de todas as mulheres participantes da pesquisa e que, de fato, o aumento ocorre de forma permanente.
Existem muitas mulheres que sofrem com pés chatos durante a sua gestação. Isso porque o corpo se prepara para carregar aquele peso extra e frontal, então os hormônios entram em ação, aumentando o tamanho dos pés. Porém, muitos médicos acreditam que os pés das mulheres voltem ao normal, o que não acontece. A pesquisa foi publicada na revista científica American Journal of Physical Medicine & Rehabilitation.
A pesquisa constatou que pode haver um aumento, no tamanho dos pés, de 2 a 10 milímetros, ou seja, até um número! O estudo também concluiu que a principal responsável pelas mudanças é a primeira gestação, pois as demais não causam mais nenhuma mudança significativa neste sentido.
Novos estudos estão sendo realizados para verificar se esta mudança pode aumentar a probabilidade da mulher desenvolver artrite, por exemplo. O fato é que as mulheres são as que mais sofrem com problemas osteomusculares e o aumento do tamanho dos pés, na gestação, pode ser a chave para uma resposta.