Pequeninhos e raivosos
Quem acha que o pitt bull, rottweiller ou o pastor alemão são os cães mais agressivos está infinitamente errado, de acordo com um estudo realizado na Universidade da Pensilvânia, nos EUA.
O estudo foi compartilhado em uma edição da revista científica Applied Animal Behavior Science e defende a ideia de que um em cada cinco cães da raça dachshunds já atacou ou tentou atacar alguém. Inclusive, a pesquisa comprova que um em cada doze “linguicinhas” já atacaram os próprios donos.
Foi realizado um levantamento de dados com base em seis mil donos de cães de trinta raças diferentes. Conforme o questionário, as raças de cachorro com maior tendência de ataque aos próprios donos é a dachshund e chihuahua.
Já, em relação aos cães mais dóceis, estão listados as raças golden retrievers, labradores, são bernardos, britanny spaniels e greyhounds.
Os cachorrinhos com má fama de serem agressivos demais, como pitt bulls e rottweillers, ficaram na média em relação a agressividade.
Os pesquisadores acreditam que as raças mais agressivas realmente sejam a dos cães de menor porte.
Em relação ao levantamento de dados referentes aos casos de ataques, se entende que, como as raças menores, mais agressivas, não causam ferimentos graves, acaba que as pessoas que são atacadas não recorrem aos serviços médicos, enquanto que, em relação às raças maiores, quando os animais atacam, causam ferimentos maiores e mais graves na vítima, o que a ela a procurar atendimento médico e, por consequência, faz com que existam mais dados de ataque das raças maiores.