Cuide-se hoje e não sofra amanhã
Todos sabemos o quanto é difícil encarar o Alzheimer. Esta doença, que geralmente aparece aos 65 anos e afeta em sua maioria mulheres, se apresenta como um quadro de demência, onde se tem perda de memória e a perda da capacidade de se relacionar socialmente.
A doença, que não tem cura, quando aparece inicia-se de forma leve e vai se agravando com o tempo. Portanto é de extrema importância que se tenha totais cuidados afim de evitar o Alzheimer.
O Alzheimer é uma doença que degenera o cérebro de forma lenta e gradual. Desta forma é afetada a movimentação do indivíduo, dificultando seus movimentos, a ingestão de alimentos e até a sua comunicação. A destruição dos neurônios cerebrais ocorre de duas formas: pela aglomeração de placas de proteína beta-amiloide e pelo emaranhe de uma proteína chamada tau.
Além disso, o Alzheimer compromete a comunicação entre os neurônios. Mesmo não tendo cura, há meios de, após detectar a sua presença, conservar demais áreas que ainda não foram afetadas, assim como tratar sintomas de depressão e insônia.
O aparecimento da doença pode estar relacionado à genética, de forma que, se há casos de Alzheimer na família de um indivíduo, o mesmo tem maiores chances de desenvolvê-la.
A prevenção do Alzheimer tem como objetivo tardar o seu surgimento. É recomendado que sejam tomadas medidas preventivas desde cedo.
Saiba como você pode prevenir?
DURMA BEM
Uma boa noite de sono é fundamental para que se possa restabelecer a energia gasta no dia e recuperar nosso organismo. Dormir bem auxilia no controle de toxinas, o que, por consequência, reduz o aparecimento dos sintomas.
O ideal é dormir pelo menos 8 horas por dia, de forma interrupta, ou seja, de forma constante.
PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS
Realize atividades como a caminhada, natação, dança, entre outras que ativem o seu corpo. Já se sabe que praticar atividades físicas auxiliam na memória.
Deve-se realizar no mínimo duas horas de exercícios diários, podendo ser, este tempo, divido em até 4 momentos de 30 minutos.
TENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
A forma que você se alimenta está diretamente ligada a probabilidade do desenvolvimento de Alzheimer. Invista em frutas, verduras, legumes, cereais e até vinho (consumo moderado). Dê preferência a produtos que contenham altos níveis de antioxidantes, pois os mesmos o protegem o nosso cérebro contra radicais livres.
CUIDE DA SUA SAÚDE PSCICOLÓGICA
Procure ter sob controle o estresse e a ansiedade pois os mesmos afetam diretamente o cérebro produzindo hormônios prejudicais para a estrutura cerebral. Se necessário procure por profissionais como psicólogos e terapeutas.
ESTIMULE O CÉREBRO
Mantenha-se ativo mentalmente, estimule suas memórias e o raciocínio lógico, como aprender um novo idioma, tocar algum instrumento, ler e jogar xadrez. Fazer isso é fundamental para prevenir a doença e impedir que ela progrida.
CUIDE DA SAÚDE
Colesterol alto, diabetes e o sobrepeso aumentam a possibilidade de desenvolver Alzheimer.
Vá ao médico regularmente e realize exames para monitorar sua saúde.