Às vezes pensamos que a inovação vem apenas de fora do nosso país. Mas na realidade temos cientistas trabalhando constantemente pelo avanço tecnológico e social!
Taynara Alves é um exemplo disso. Recém-formada em Gestão de Negócios e Inovação da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Sebrae, ela criou um produto capaz de tirar agrotóxicos de alimentos como vegetais e frutas.
Puro e Bom é o nome do produto. Taynara diz que seu diferencial é que ele permite uma limpeza profunda dos alimentos, conseguindo remover até 85% dos metais pesados e substâncias químicas de agrotóxicos.
O produto criado pela estudante também venceu o concurso da aceleradora Start Ambev, do qual participaram mais de 2 mil inscritos.
Taynara recebeu um aporte de R$ 50 mil para investir no desenvolvimento do seu produto. Agora, como empreendedora, o caminho para trilhar uma pesquisa é contínuo porque a cada novo agrotóxico comercializado no mercado, o produto Puro e Bom precisa passar por uma nova revisão técnica. Trabalho não irá faltar para ela!
Taynara também fez um importante alerta sobre o modo como higienizamos os alimentos.
“A dificuldade que enfrentamos é concorrer com a mentalidade do brasileiro que confia muito nas soluções caseiras. O uso do vinagre e bicarbonato de sódio está muito enraizado na nossa cultura, apesar de essas substâncias não eliminarem os compostos químicos”, a empreendedora.
Para produzir o Puro e Bom, Taynara criou a InQuímica, a sua startup que criou assim que realizou sua graduação em Química na Universidade Federal do ABC.
Veja no vídeo abaixo:
Texto originalmente publicado em asomadetodosafetos e adaptado pela equipe do blog Educadores.