Recentemente Anna Sueangam-iam, uma mulher de 23 anos e natural da Tailândia, ficou famosa ao ganhar o direito de representar o seu país no Miss Universo.
A jovem não era, no entanto, a candidata favorita do público. Vindo de uma família de origem humilde, a mulher precisou enfrentar muitas lutas de cabeça erguida para chegar até este posto. Seus pais trabalhavam com a coleta de lixo, e isso levou Anna a enfrentar muito preconceito e deboche.
Anna concorreu com outras 28 mulheres. Todas as outras competidoras possuíam sobrenomes estrangeiros e a maioria vinha de famílias ricas. Ao descobrirem a origem humilde de Anna, o público a apelidou de “Miss Lixo”.
Fazendo grande esforço para ignorar as críticas, ela continuou lutando pelo que seu coração queria: a coroa. E graças à sua perseverança, o júri do concurso a considerou digna de ser a representante da Tailândia no Miss Universo.
Anna ganhou uma coroa e 27 mil dólares como prêmio e conquistou o respeito de todas as pessoas que assistiram o concurso. Acabou “calando” todas as vozes que debocharam da sua trajetória e das suas origens.
Texto originalmente publicado em refletirpararefletir e adaptado pela equipe do blog Educadores.