Criar filhos é difícil, não importa o que aconteça, mas é ainda mais difícil criar filhos confiantes. Há tantas coisas para as crianças aprenderem que pode parecer impossível ensinar todas elas. Felizmente, afirmações positivas podem ajudá-lo a criar filhos mais confiantes.
Ao ensinar afirmações positivas a seus filhos, você os estará ajudando a ter sucesso na vida. Você não pode estar ao lado deles o tempo todo, então você deve dar a eles as ferramentas necessárias com antecedência.
Vamos aprender algumas dessas afirmações?
QUINZE AFIRMAÇÕES
POSITIVAS PARA AJUDÁ-LO A CRIAR FILHOS MAIS CONFIANTES
1. VOU SEMPRE TENTAR O MEU MELHOR.
Quando as crianças dão o melhor de si, elas se sentem bem consigo mesmas. Isso pode inspirar confiança e ajudá-los a continuar se esforçando.
Peça a seu filho que repita essa afirmação no início de cada dia para ajudá-lo a se esforçar ao máximo. Quando você os ajuda a dizer esta declaração todas as manhãs, ainda estará em sua mente quando você não estiver lá.
2. EXISTEM COISAS POSITIVAS EM TODAS AS SITUAÇÕES; EU SÓ TENHO QUE ENCONTRÁ-LOS.
Ensine seus filhos a buscar positividade em todas as situações. Isso os ajudará a ser mais felizes, mais confiantes e mais estáveis emocionalmente.
3. QUANDO EU ERRAR, VOU TENTAR NOVAMENTE.
Usar esta frase irá lembrar seus filhos de que não há problema em errar, desde que tentem novamente. Essa afirmação pode motivá-los a tentar até acertar.
4. VOU PRATICAR BASTANTE PARA DESENVOLVER MINHAS HABILIDADES E MELHORAR.
As crianças devem compreender que é preciso prática para melhorar. Eles não podem ser ótimos em algo da noite pro dia se não praticarem. Usar essa afirmação antes de praticar os ajudará a se esforçar ao máximo para aprender.
5. SOU BOM O SUFICIENTE E NÃO PRECISO SER PERFEITO.
Essa afirmação afirma que a criança é boa o suficiente como eles são. A perfeição é impossível, então eles devem entender que não precisam ser perfeitos. Saber disso os ajudará a aceitar e amar a si mesmos, embora não sejam perfeitos.
6. SOU ÚNICO, ESPECIAL E AMADO.
As crianças devem saber que são únicas e amadas. É claro que todos são diferentes e seu filho deve saber que é bom ser único. Ajude-os a aceitar suas diferenças, lembrando-os do quanto são amados.
7. POSSO FALAR QUANDO ESTOU DESCONFORTÁVEL OU QUANDO ALGO NÃO ESTÁ CERTO.
Quando as crianças sabem que têm permissão para falar, é mais provável que o façam. Se eles se sentirem desconfortáveis com algo, eles precisam saber que não há problema em dizer isso. Quando eles não pensam que algo é seguro, respeitoso ou gentil, eles podem falar também.
8. EU DEFINO LIMITES PARA MIM MESMO E RESPEITO OS LIMITES DOS OUTROS.
Ensine as crianças a estabelecer limites e depois peça-lhes que repitam essa afirmação diariamente. Eles têm o direito de decidir sobre suas limitações e de que os outros as respeitem. Da mesma forma, crianças confiantes respeitam os limites dos outros também.
9. ESTOU NO CONTROLE DE MEU CORPO E DE MINHAS AÇÕES.
As crianças devem saber que culpar os outros pelo que fizeram não é aceitável. Eles controlam seus corpos e são a única pessoa que pode decidir o que farão.
Também é importante que as crianças saibam que não precisam fazer o que as outras pessoas dizem. Já que controlam seus corpos, ninguém mais pode forçá-los a fazer coisas que eles não querem fazer. Este é outro lugar onde os limites são uma ideia benéfica.
10. TRABALHO MUITO E FAÇO GRANDES COISAS.
Para fazer grandes coisas, uma pessoa deve trabalhar muito. Isso é verdade tanto para adultos quanto para crianças. Faça com que seu filho repita essa afirmação para ter mais probabilidade de trabalhar duro e ver ótimos resultados.
11. POSSO APRENDER COISAS NOVAS.
Coisas novas podem ser intimidantes, mas uma criança confiante dará uma chance a qualquer coisa. Antes de entrar em uma situação em que algo novo possa ocorrer, peça a seu filho que diga esta afirmação. Eles se sentirão mais confiantes em suas habilidades e será mais provável que gostem do processo de aprendizagem.
12. QUANDO AS COISAS FICAREM DIFÍCEIS, CONTINUAREI TENTANDO.
A vida não é fácil, e isso fica evidente desde a mais tenra idade. Às vezes, é tentador desistir quando as coisas ficam difíceis, mas não é isso que uma pessoa confiante faria. Uma pessoa confiante continuaria tentando quando as coisas ficassem difíceis. Usar essa afirmação ajudará seu filho a continuar tentando também e a se tornar mais confiante ao longo do caminho.
13. É NORMAL PEDIR AJUDA QUANDO EU PRECISAR.
É melhor pedir ajuda do que lutar sozinho. Com ajuda, uma criança pode aprender mais do que aprenderia sozinha.
14. ESTOU APRENDENDO DO QUE GOSTO E NO QUE SOU BOM.
As crianças experimentam coisas novas o tempo todo e pode parecer que mudam de ideia com frequência. Isso é normal porque eles estão aprendendo sobre si mesmos. Eles não devem se sentir errados sobre isso, porque é uma parte importante do desenvolvimento de uma pessoa confiante.
15. NÃO HÁ PROBLEMA EM EXPRESSAR MINHAS EMOÇÕES.
Expressar emoções é importante e pode melhorar a confiança e a auto-estima. As crianças devem saber que seus sentimentos são válidos e devem ser vivenciados. À medida que expressam seus sentimentos, estão aprendendo a controlar suas emoções e a lidar com elas de maneira positiva.
Esperamos que com essas dicas você consiga ensinar seus filhos a serem cada dia mais confiantes!
Texto originalmente publicado em powerofpositivity e adaptado pela equipe do blog Educadores.