Início Comportamento Estudo revela: filhos herdam inteligência de sua mãe, não do pai.

Estudo revela: filhos herdam inteligência de sua mãe, não do pai.

1125
0

Você acha que ambos os pais tinham uma influência praticamente igual na inteligência de seus filhos? Bem, talvez mude de ideia depois desse resultado de uma pesquisa: parece que as mulheres têm um maior impacto sobre habilidades cognitivas dos filhos do que os homens.

No entanto, é importante ter em mente que a ciência genética é uma área muito complexa, e as pesquisas podem ser bastante controversas. Apesar das dicussões, essas descobertas são fascinantes e divertidas!

É importante entender um pouco sobre a genética e os papeis dos cromossosmos X e Y.

Um cromossomo é uma estrutura onde se carregam as informações genéticas. Todo ser humano carrega um par de cromossomos em cada célula. E as mulheres têm dois cromossomos X enquanto os homens têm um cromossomo X e um Y.

A capacidade de aprendizado é para ser influenciada, principalmente, pelo cromossomo X. Teoricamente, as mulheres têm maior probabilidade de influenciar nesse aspecto, pois possuem dois cromossomos X, enquanto os homens possuem apenas um.

Mas ainda existem os genes condicionados: são aqueles que são específicos de gênero. Como regra, as propriedades genéticas dos genes condicionados são ativadas ou desativadas. E a inteligência é considerada um gene altamente condicionado – um gene condicionado que vem diretamente da mãe.

os cientistas descobriram que os animais que receberam material genético predominantemente materno desenvolveram um crânio e um cérebro desproporcionalmente maiores, enquanto desenvolviam um corpo muito menor. Já aqueles que receberam o material genético predominantemente paterno, tiveram o resultado oposto.

Além do tamanho do crânio e do cérebro, os pesquisadores identificaram seis áreas do cérebro que continham apenas genes maternos ou paternos.  E não foi encontrado nenhum material genético paterno na área do cérebro responsável pela linguagem, planejamento, raciocínio lógico e pensamento avançado.

É claro que ainda haverá muitas outras pesquisas que poderão confirmar ou desenvolver mais essa ideia. Mas há uma conclusão inegável: as mães têm uma influência significativa nas habilidades cognitivas dos filhos.

Texto originalmente publicado em ideiasnutritivas e adaptado pela equipe do blog Educadores.