Os pais costumam testemunhar a mesma cena que acontece todas as noites. O filho ou filha tenta todos os tipos de truques, tenta adiar o máximo possível o momento de ir para a cama, porque tem medo de ficar sozinho.
Por que as crianças têm medo do escuro e como ajudá-las a superar esse medo? Bem, a Dra. Patricia Chalon, psicoterapeuta infantil explica melhor.
Fobia das trevas em crianças
“Muitas
crianças têm medo do escuro e os pais muitas vezes são vítimas de uma visita à
meia-noite com um pedido: mamãe, papai, posso dormir com vocês, porque estou
com medo sozinho no quarto!”, Disse a Dr. Chalon. O medo, em primeiro lugar, vem do fato de a criança permanecer apenas
em seu quarto, sem seus principais defensores – os pais.
“As trevas
estão associadas à solidão, à separação das pessoas que ama, e não apenas ao
fato de não haver luz. Quando está na cama dos pais, mesmo no escuro, ele
não tem medo nenhum. Então, por trás do medo do escuro, existe outra coisa
”, explica a psicóloga.
O medo é contagioso
Como a criança se sente quando chega a hora de ir para a cama? Ele sente que a mãe está ansiosa e, mesmo quando ela lhe deseja boa noite, ele redescobre sua ansiedade. E ele imediatamente conclui que ficar sozinho no quarto, no escuro, não é tão bom.
Suas suspeitas aumentam, especialmente quando mamãe vai na ponta dos pés até a porta para espiar e ver se ele está bem e dormindo. Então, ela envia uma “mensagem” novamente sobre sua ansiedade.
Mais tempo com os pais
“A criança precisa de segurança e estabilidade. Se ele liga para os pais no quarto várias vezes por noite, é porque quer passar mais tempo com eles “, explica o Dr. Chalon.
O medo é uma emoção que ajuda a crescer
A criança deve construir sua própria experiência com o medo, aprender a lidar com isso com a ajuda e a orientação dos pais. “A criança deve se acostumar a adormecer sozinha. Isso faz parte da sua independência ” , é categórico o psicólogo. Ela aconselha os pais, quando ele lhes confidencia que tem medo do escuro, que conversem com ele, não importa a idade que tenha, e o questionem detalhadamente.
COMO AGIR?
É importante saber agir corretamente nesses momentos. Vejamos algumas dicas importantes:
1. Diga a ele o que está acontecendo à noite. Quanto mais tempo houver para conversar antes de dormir ou depois de acordar e para explicações sobre o que acontece à noite quando as pessoas vão para a cama, melhor. Eles vão acalmar muito a criança. O medo do escuro é normal na primeira infância. Não trate como algo bobo.
2 . Deixe
a criança desenhar seu medo. Isso é útil, especialmente se
disser que “vê” monstros no escuro.
Quando o garoto desenha no
lençol esses “vilões” que saltam do escuro, ele costuma apertar com
um lápis, insistindo que isso vai esmagar essas criaturas horríveis, explicando
que vai colocar tudo isso no pior lugar do mundo, então para que não saiam de
lá e o preocupem ” , explica
o Dr. Chalon.
3. Para receber uma avaliação estimulante . Em cada estágio em que a criança supera seu medo, ela deve ser encorajada. E os pais devem expressar sua aprovação.
4. Proponha uma solução você mesmo. Se a criança continuar a falar sobre seus medos, os pais devem perguntar-lhe do que especificamente tem medo. Em seguida, ofereça-o apenas para encontrar uma solução que o acalme. Por exemplo, colocar luz noturna, deixar a porta entreaberta, deixar a lâmpada do corredor acesa.
Pequenos truques psicológicos que trariam segurança. Segundo a psicóloga, se a criança apenas encontrar um caminho e dar a sua solução para o problema, maior a chance de o medo ser superado.
Texto originalmente publicado em noviteroditeli e adaptado pela equipe do blog Educadores.