Saiba como ter uma boa noite de sono
Estar com o corpo e a mente descansados é vital para que o nosso corpo funcione bem. Todos precisamos recuperar as energias de um dia cansativo para que no dia seguinte possamos ser produtivos.
Porém, nem tudo é tão simples. Existem muitas pessoas que deitam exaustas para dormir e acordam ainda cansadas. Para este problema, há algumas explicações:
Mau hábito noturno
Existem hábitos que podem arruinar a noite de descanso, como ingerir álcool, açucarados e alimentos prejudiciais, como salgadinhos e enlatados.
Outro fator que pode prejudicar o seu descanso é assistir tv ou mexer no celular antes de dormir. O brilho emitido pelos aparelhos eletrônicos é prejudicial aos humanos. As ondas de luz azul, durante a noite, inibem a produção de melatonina (hormônio que regula os ciclos do sono e deixa você cansado).
Problemas estomacais
As boas bactérias intestinais são fundamentais para a qualidade do nosso descanso. Essas bactérias produzem os hormônios e neurotransmissores que auxiliam no relaxamento do corpo e na tranquilidade. Se o seu estômago não estiver saudável, você não conseguirá descansar como se deve.
Ansiedade
A ansiedade, certamente, é um dos causadores principais de uma noite mal dormida. O estresse e a ansiedade deixam o seu corpo em alerta total e impede que você descanse.
Além disso, existem 3 estágios do sono. Quanto maior for o estágio, mais profundo é o seu descanso. Entretanto, pessoas que sofrem com ansiedade não conseguem chegar ao último estágio (relaxamento total) e isso causa problemas.
Deixe sua mente em branco
Procure meditar, se isolar dos problemas e relaxar durante algum momento do seu dia. Isso fará com que você descanse um pouco e melhore o seu sono.
Outros hábitos que podem te ajudar a ter um sono tranquilo são:
Crie uma rotina fixa com horários (para dormir, para acordar, para comer, para ler…) e evite atividades noturnas;
Cuide da saúde do seu estômago;
Procure não ingerir muita água na hora de dormir para que você não tenha que ir muito ao banheiro durante a noite.
Fonte: gnisnatura