Início Bem estar O mero cheiro de café pode reduzir o estresse, estudo sugere

O mero cheiro de café pode reduzir o estresse, estudo sugere

904
0


Se você toma café, deve amar seu aroma, mas sabia que o cheiro de café seria suficiente para deixá-lo menos estressado?

Isso é o que um estudo sul-coreano descobriu.

O café é uma paixão não só para os franceses, mas também para pessoas de todo o mundo. Há muitos anos faz parte do dia a dia de muitas famílias, seja no café da manhã, depois do almoço, ou nos bares pela manhã para as pessoas que vão trabalhar.

No entanto, embora o perfil das pessoas que tomam café seja bastante variado, a bebida continua a encantar o nosso paladar, ajudando-nos a despertar para um dia de trabalho ou dando-nos uma boa oportunidade de estarmos com os amigos.

O café é uma bebida popular e um dos principais motivos é o seu aroma único e incomparável.

Quando sentimos o cheiro do café, o paladar se abre e dá vontade de beber. Não é à toa que muitas pessoas não conseguem começar o dia sem uma xícara de café.

E notícias muito interessantes sugerem que o café nos ajuda a viver mais relaxados.

Pesquisadores da Universidade Nacional de Seul, na Coreia do Sul, realizaram um estudo sobre os efeitos do aroma dos grãos de café no cérebro de ratos machos estressados pela privação de sono e obtiveram resultados muito interessantes.

Os pesquisadores expuseram quatro grupos de ratos ao aroma de café torrado e, em seguida, analisaram os efeitos dessa exposição por meio de análises genéticas e de proteínas no tecido cerebral de roedores.

Os camundongos foram divididos nos seguintes grupos:

  • 1 – grupo controle,
  • 2 – grupo induzido por estresse após passar 24 horas sem dormir,
  • 3 – grupo exposto ao aroma de café, mas sem experiência de estresse, e
  • 4 – o grupo que estava estressado e cheirava o aroma do feijão.

Os resultados obtidos pelos pesquisadores revelaram que o aroma do grão de café torrado altera os níveis de mRNA e a expressão de proteínas no cérebro de ratos. Em outras palavras, os animais ficaram menos estressados.

Essa pesquisa, segundo publicação dos profissionais envolvidos, forneceu, pela primeira vez, pistas sobre as atividades potenciais de antioxidantes ou relaxamento do estresse pelo aroma do grão de café.

Muito interessante, certo? Embora este estudo tenha sido conduzido apenas em ratos, muitas pessoas afirmam que se sentem melhor após uma boa xícara de café.