As violetas são flores pequenas, de cinco pétalas, cores variadas e folhas alternas de cores verdes, vibrantes. Muitos gostam desse tipo de planta!
Vamos falar um pouco mais sobre esse gênero?
COMO CULTIVAR E CUIDAR DE VIOLETAS
Semear
Escolha as sementes, de acordo com a cores que você vai querer cultivar, e as disponha na bandeja de germinação, em solo leve, orgânico, composto por três partes: uma parte de húmus, uma parte de areia média e uma parte de casca de pinus.
O tempo de germinação das violetas depende das espécies escolhidas, pois cada uma vem de origens diferentes e assumem necessidades diferentes.. Mantenha o solo úmido e as sementes cobertas, pois germinam no escuro e, quando as mudinhas alcançarem os 10cm e tiverem 4 folhas – pelo menos – poderão ser transplantadas para onde você quiser mantê—las – seja em canteiro ou vasos.
Replantio das mudas
Procure usar vasos de barro aos de plástico pois, os primeiros ajudam a manter a saúde das suas raízes, absorvendo o excedente de água e facilitando a respiração. Já o segundo pode apodrecer as raízes, devido a falta de drenagem qualificada.
Violetas também gostam de um solo que seja capaz de reter água. Prepare o solo antes do transplante das mudas, com composto orgânico, minhoca, cinzas, casca de ovos moídas e deixe pelo menos 1 mês em repouso.
Prepare os vasos sem esquecer a camada drenante inferior (com pedrisco miúdo e areia), os furos no vaso (3) e replante as mudas que comprou, ou as que produziu por sementeira.
Luz e ventilação
Cultive as violetas em meia sombra, pois elas são plantas de luminosidade mas não de sol direto. Gostam de ambiente ventilado, claro e a temperatura vai depender do tipo de violeta que você escolheu plantar, pois existem violetas oriundas de locais mais frios que vão preferir temperaturas mais baixas, e outras que são originadas de locais mais quentes.
Como regar suas violetas
As violetas são plantas que gostam de solo úmido mas, não gostam de água nas folhas e flores então, regue-as conforme a necessidade, sempre por baixo da folhagem.
Adubação
Será necessário repor, de tempos em tempos, os nutrientes dos vasos e dos canteiros . Mas atenção: não use nutrientes químicos e evite os nitrogenados, mesmo orgânicos.
Uma alguma mistura orgânica. Uma dica é bater no liquidificador restos vegetais fazendo um suco ou creme verde de folhas frescas e coloque um copinho (50 ml) nos pés de cada muda que você tenha, fora da época de floração.
Você poderá fazer essa adubação sempre que precisar (observe as folhas das suas plantas e detecte os sinais de falta de nutrientes).
Texto originalmente publicado em greenmebrasil e adaptado pela equipe do blog Educadores.