Uma equipe de cientistas, que reuniu especialistas do Brasil, Estados Unidos e Europa, investigou os efeitos do café no organismo. Eles chegaram a conclusões que surpreendem e as quais os amantes de café vão adorar! Confira!
O experimento
O experimento foi feito com animais para ver como a cafeína afeta o cérebro e outros órgãos. Com ele foi descoberto que muitos tratam o café como vilão de maneira equivocada, pois é uma bebida que ajuda na longevidade. Você imaginava isso?
Após a realização de um estudo, os especialistas chegaram à conclusão de que o café deve ser consumido na quantidade de 3 xícaras por dia. Somente dessa forma pode ser bom para a saúde.
Qual é o efeito do café no corpo?
Os cientistas descobriram que a cafeína afeta as células nervosas de uma forma especial, bloqueando nelas um receptor A2A especial, que é responsável pelos processos de neurodegeneração e envelhecimento do cérebro.
Beber café diariamente nas quantidade especificadas ajuda o cérebro a funcionar melhor e mais rápido. Além disso, o café melhora a memória e a atenção, aumenta a concentração e minimiza os efeitos negativos do estresse.
A bebida também é muito útil para a vesícula biliar e o fígado, para os órgãos do aparelho digestivo e para o sistema circulatório. Também previne diabetes, regulando os níveis de glicose no sangue.
Mas lembre-se: para que isso realmente seja válido, você precisa tomar o café na sua forma natural, sem açúcar.
Texto originalmente publicado em clutch e adaptado pela equipe do blog Educadores.