A linda arara azul é uma das espécies que estava sendo considerada extinta. Mesmo no Brasil, país com grande diversidade na natureza, o animal não encontrou a chance de seguir no seu habitat. Mas graças a biólogos e cientistas essa realidade tem mudado pouco a pouco e agora a arara azul tem começado a retornar.
Os animais vieram de institutos de conservação da Alemanha para a fase de adaptação na caatinga, onde cientistas testarão sua adaptação para microrganismo e capacidade de resistência à situações de risco a fim de torná-los livres novamente.
A ação é realizada pela parceria entre a Associação para a Conservação de Papagaios Ameaçados (ACTP), a PAN-Ararinha Azul e o ICMBio. Para a realização deste projeto, foram investido cerca de 2 milhões de euros, aproximadamente 10 milhões de reais ficará na Bahia.
“A ararinha-azul é uma das espécies símbolo da necessidade de conservação da biodiversidade. Ela é mais uma das espécies de vertebrado mais retiradas da natureza e dizimadas no seu ambiente natural. Nosso esforço é para que 50 ararinhas-azuis venham para o Brasil. Todas elas da Alemanha”
Não é uma ótima notícia? Valorizemos mais nossos biólogos e cientistas, para que seus trabalhos sejam vistos e reconhecidos!
Texto originalmente publicado em revistacarpediem e adaptado pela equipe do blog Educadores.