Conheça os benefícios dos grãos mais saudáveis disponíveis no mercado
Os grãos são essenciais para termos uma saúde equilibrada. Porém, realmente há uma quantidade enorme de tipos disponíveis no mercado. Então, o que comprar?
Para nos ajudar a fazer a melhor escolha a nutricionista Bruna Lyrio elaborou um ranking das cinco opções mais saudáveis de grãos. Confira:
1º – Aveia
A aveia é um alimento que tem um ótimo custo-benefício, conforme a especialista. “A aveia é rica em fibras solúveis que ajudam no funcionamento do intestino, na saciedade e no controle da glicose”, esclarece Bruna.
O farelo desta semente é rico em betaglucana, uma fibra que age de forma considerável, reduzindo o colesterol. “De acordo com estudos, quatro colheres de sopa diárias já trazem esses benefícios”, afirma a nutricionista.
A semente também é rica em ferro, magnésio, potássio, vitaminas do complexo B, fósforo e zinco. Além disso, possui proteína e atua prevenindo doenças cardiovasculares.
2º – Chia
Este grão é rico em ômega 3 e em compostos fenólicos (ação anti-inflamatória). A chia também é rica em fibras insolúveis e solúveis.
Este poderoso grão é composto de 18% a 25% , tendo uma quantidade similar ao teor proteico das leguminosas.
Ele também possui vitaminas do complexo B como riboflavina, niacina e tiamina, além de vitamina C e E, cálcio, fósforo, potássio, magnésio, ferro e zinco. Além disso, o grão possui 30% a 38% de lipídeos, 64% correspondem a ômega 3 e 19%, ômega 6.
Este grão auxilia no bom funcionamento intestinal e proporciona sensação de saciedade. Possui ação hipoglicemiante (reduzindo a glicose no sangue), anti-hipertensiva, cardioprotetora, antioxidante e anti-inflamatória.
Este grão tem o potencial para ajudar a combater doenças cardiovasculares, diabetes e até mesmo câncer de cólon intestinal.
3º – Linhaça
A linhaça é uma rica fonte de ômega 3 de origem vegetal e de lignanas, elementos que previnem o câncer de mama.
Este grão possui fibras não solúveis e solúveis que agem no bom funcionamento intestinal. Ele também tem potássio, fósforo, vitaminas do complexo B, ferro, zinco, manganês e vitamina E.
“Além dos benefícios já citados, a linhaça pode, ainda, atuar no controle glicêmico e da insulina, na pressão arterial e até na redução do colesterol”, ressalta Bruna.
A especialista também afirma que a cor da linhaça não afeta consideravelmente o teor nutricional das sementes e que, para não haver oxidação de alguns nutrientes, é essencial o armazenamento em um local sem luz e em um pote que não seja transparente.
“Triturar a linhaça ou consumi-la como farinha, em vez de inteira, é uma boa estratégia para utilizar melhor todos esses nutrientes”, aponta a nutricionista.
4º – Feijão
O feijão é um dos alimentos mais conhecidos por ser rico em ferro. Além disso, também é fonte de zinco, cobre, potássio, magnésio e vitaminas do complexo B. Tem fibras que ajudam a reduzir o colesterol, controlam a glicose e auxiliam no bom funcionamento intestinal.
“É uma importante fonte de proteína vegetal e do aminoácido lisina, que atua no sistema imunológico e na prevenção do aparecimento da herpes”, declara Bruna.
“Vale destacar que o feijão vem sendo retirado do prato de muitas pessoas que buscam o emagrecimento. Elas acreditam que, juntamente com o arroz, ele pode ser um dos responsáveis pelo excesso de peso corporal, o que não é verdade”, destaca a especialista.
5º – Quinoa
Este grão é uma ótima substituta do arroz comum, porém ela possui um diferencial, pois tem mais proteína e menos carboidrato. Ela é rica em gordura mono e poli-insaturada e de micronutrientes como ferro, magnésio, postássio, vitamina E, zinco e vitaminas do complexo B.
“Além de todos esses benefícios, a quinoa possui baixo índice glicêmico e fibras, que ajudam no controle na glicose do sangue e atuam fornecendo saciedade e energia por mais tempo”, finaliza Bruna.
Fonte: catracalivre