Originária da América do Sul, a Flor-Bonequinha, ( Calceolaria uniflora – Sapatinho de Darwin) como é conhecida popularmente, é típica de montanhas, crescendo apenas 10 cm de altura. As suas pétalas fazem com que seu aspecto seja igual de uma pequena boneca, dando graciosidade para a plantinha.
As suas flores são compostos amarelos, brancos e vermelhos. Sendo uma espécie de clima frio, as flores não crescem em temperaturas mais altas. Com o passar do tempo, a planta vai se multiplicando e criando pequenas colônias.
Uma espécie local de pássaros gosta de comer a parte branca das flores, o que é bom, visto que é dessa forma que são polinizadas. A região e suas condições climáticas também afetam a vida das “Bonequinhas”: um estudo observou que as flores tendem a ser mais vermelhos no sul, contendo mais antocianinas, composto que ajuda a planta a se proteger de raios UV.
Por se tratar de uma flor de colecionadores, muitas sementes falsas são vendidas – em especial na China. Encontrar espécies naturais tem sido um grande desafio.
COMO CUIDAR DESSAS PLANTAS
Você pode ter a planta em sua casa em um vaso. Mas é importante que você tente imitar o ambiente nativo dela, que são regiões mais frias onde água e luz não são tão abundantes.
Uma maneira de fazer isso é manter a planta próximo a uma janela, mas não exposta diretamente em luz solar.
Também é necessário cuidado intenso no suprimento de água, pois essa planta não se dá muito bem com muita umidade nas suas raízes.
Texto originalmente publicado em plantasonya e adaptado pela equipe do blog educadores.