Fique atento com a alimentação do seu cão
Os donos de cães os amam demais e isso todos sabem. Porém, alguns donos, por quererem fazer um agrado ao seu pet e incluí-lo de alguma forma na família, acabam cedendo aos seus latidos e olhares e dando o que não devem. Pensando nisso, destacamos os alimentos mais prejudiciais para o seu cão:
Chocolate
O chocolate é o primeiro da lista não por acaso. Muitas pessoas querem incluir o seu pet naquele momento gostoso em que se come chocolate no sofá e cedem a ele um pedaço. Porém, saiba que este alimento pode ser realmente mortal para o seu cão.
O chocolate contém cafeína e teobromina, que entram na categoria do composto xantina, que age como um veneno no organismo do animal.
Os sintomas que o cão pode ter por ingerir este alimento são: dores abdominais, vômitos, agitação, ritmo cardíaco irregular, aumento da temperatura corporal e convulsões. Em alguns casos, a ingestão do chocolate pode ocasionar até a morte.
Leite e derivados
Como todo mamífero, o primeiro alimento do cão é o leite materno. Porém, assim como os humanos, existem cães que são intolerantes à lactose. Por isso, é necessário ficar atento.
O leite e seus derivados possuem um tipo de açúcar próprio que o sistema digestivo do animal pode não conseguir processar.
O consumo desta bebida ou dos alimentos derivados como queijo, iogurte, entre outros, pode ocasionar: vômitos, diarreia e outros problemas intestinais. A ingestão destes alimentos pode não ser imediatamente mortal para o animal, porém, pode colocar o organismo do pet em risco, já que o seu organismo fica desprotegido fazendo com que fique mais exposto a bactérias e doenças.
Cebola e alho
A cebola e o alho contêm componentes que podem ser muito prejudiciais para o animal.
O consumo destes alimentos pode danificar as células vermelhas do animal, fazendo com que fiquem mais fracos e sem energia. Se ingerirem muita cebola ou muito alho podem até precisar de uma transfusão sanguínea.
Nozes de macadâmia
Este alimento pode ser muito prejudicial para o organismo dos cães, pois age como uma intoxicação.
A ingestão deste alimento pode fazer com que o animal fique impossibilitado de andar e fique fraco. Além disso, pode provocar vômitos, tremores, hipotermia e outros sintomas graves.
Uvas
Esta fruta age no organismo do animal de forma semelhante às nozes da macadâmia.
Ao ser ingerida, a uva pode provocar vômitos, diarreia, fraqueza, desidratação, falta de apetite e até a falência renal do animal, que pode levar a morte em três ou quatro dias.
Talo da Maçã, talo da pera, caroços das ameixas, pêssegos e damasco
As pessoas já evitam ingerir estas partes das frutas, mas acredite, para o animal, a ingestão disso é altamente perigosa.
O talo da maçã contém glicosídeos cianogénicos, ou seja, cianeto.
Se houver a ingestão destas partes das frutas pelo animal pode ocasionar tonturas, dificuldades em respirar, convulsões, desmaios, hiperventilação e até mesmo coma.
Massa crua fermentada
A massa crua fermentada pode realizar o processo de fermentação no estômago do animal, sendo assim muito tóxica.
Além da toxicidade causada pelo álcool por ser fermentada no estômago, a massa pode ocasionar uma grande quantidade de gases, vômitos, desconforto, fortes dores e até causar ruptura intestinal nos casos mais extremos.
Bacon
Este alimento jamais deve ser dado ao seu cão, pois é rico em gorduras que podem provocar pancreatite. A pancreatite ocorre quando o pâncreas fica inflamado e pode começar a não funcionar da forma correta.
Fonte: ionline