Início Ciência Acha seu gato estranho? Pois ele está apenas se inspirando em você

Acha seu gato estranho? Pois ele está apenas se inspirando em você

894
0

É uma crença popular a de que o gato é mais independente que o cachorro, e que nele há mais “personalidade forte” pois costuma fazer sempre aquilo que lhe dá vontade, lançando aos humanos olhares julgadores, pedindo ração mesmo com o pote cheio, exigindo atenção em momento inoportunos e por aí vai…

Mas talvez há algo que você não saiba sobre os felinos: eles podem apenas estar refletindo o comportamento de seus donos! Então você, que costuma falar que seu gato é estranho, difícil ou até mesmo carente, saiba que se ele falasse poderia lhe dizer o mesmo.

Segundo um estudo realizado pela Universidade Nottingham e pela Universidade de Lincoln, ambas na Inglaterra, isso acontece porque muitas pessoas consideram seus pets como membros da família e acabam criando laços fortes de proximidade com eles.

“É muito possível que os animais de estimação possam ser afetados pela maneira como interagimos com eles e os tratamos, e que ambos os fatores sejam, por sua vez, influenciados por nossas diferenças de personalidade”, explicou Lauren Finka, uma das pesquisadoras envolvidas no estudo ao portal The Telegraph.

Através de um sistema de perguntas que avalia características da personalidade das pessoas chamado Big Five Inventory (BFI), foram entrevistados mais de 3 mil tutores de gatos. Nesse sistema é possível compreender, por exemplo, a forma como nos abrimos para as experiencias, níveis de conscienciosidade, extroversão  e agradabilidade. E dessa forma os pesquisadores conseguiram fazer a correlação entre comportamentos dos humanos com os dos felinos.

Segundo os pesquisadores, donos que tem maior nível de neuroticismo podiam ter gatos agressivos, ansiosos, medrosos e com comportamentos relacionados ao estresse, além de sobrepeso. Por outro lado, os humanos extrovertidos tendem a ter gatos mais aventureiros, aqueles que gostam de dar suas voltinhas por aí e se sentirem livres.

“A maioria dos donos quer oferecer o melhor tratamento aos seus gatos, e esses resultados destacam uma relação importante entre nossas personalidades e o bem-estar de nossos animais de estimação. Os gatos nem sempre acham que viver como animais de estimação é fácil, e é importante que estejamos cientes de como nosso comportamento pode causar impactos, tanto de maneira positiva quanto negativa”, afirmou Finka.

“Os gatos são nossos mini-eus. Eles são criaturas sencientes fortemente afetadas pelas pessoas ao seu redor. Eles estão intimamente ligados com seus donos e têm um efeito sobre o outro”, disse a pesquisadora de medicina felina, Danielle Gunn-Moore, da Universidade de Edimburgo.

Mesmo com todo material de estudo já coletado, os pesquisadores afirmam ainda ser necessário mais estudos para afirmar com exatidão a correlação. Mas que tudo indica que ela há, não restam dúvidas!

Texto originalmente publicado em fatosdesconhecidos e adaptado pela equipe do blog educadores.