Ser pai ou mãe é uma experiência maravilhosa, mas ao mesmo tempo é a coisa mais difícil que você fará. Educar as crianças é o trabalho mais complicado e incerto do planeta, mas também o mais gratificante. Ser pai é viver observando as crianças crescerem e enfrentar os desafios diários que elas colocam diante de nós. Um desses desafios são as birras (que não ocorrem apenas quando jovens, mas em qualquer idade).
A fotografia que mostra o que fazer
Quando um pai ou mãe começa essa aventura ele não pensa no que deve ou não fazer quando o filho faz birras, mas ele as terá. Embora não exista uma maneira melhor ou pior de agir diante deles, existem maneiras mais apropriadas de fazer seu filho aprender que as birras são apenas emoções intensas que você deve aprender a canalizar e também entender. Mas para conseguir isso (que não é conseguido da noite para o dia, mas são anos de prática …), seus filhos precisarão de algo muito importante de você: sua calma e sua paciência.
Na figura, queremos mostrar a você que você pode ver um exemplo claro do que estamos dizendo. Na foto você pode ver Justin Baldoni, um ator americano que tem uma filha chamada Maiya. Na fotografia Maiya de cerca de dois anos, está tendo uma birra no meio de um espaço público, que parece ser um supermercado.
As crianças diante das birras precisam do que você vê na imagem: calma e tranquilidade dos adultos ao seu redor, que neste caso são o pai e o avô da criança. Justin envia uma mensagem com esta imagem, uma mensagem que todos os pais devem lembrar ao criar seus filhos: depende de como você reage às birras de seus filhos, assim como o desenvolvimento emocional deles.
Fique confortável não se incomode.
‘Estar à vontade no embaraço’ é uma das frases que Justin usa ao comentar sua reação à birra da filha: ‘Estar à vontade no embaraço. Algo que eu cresci assistindo ele (o pai) fazer isso várias vezes.’ Essa frase é importante porque você pode ver na figura como Justin segue o mesmo exemplo de seu pai. Além disso, os dois aparecem quase com a mesma postura olhando para a garotinha diante de sua birra.
Se você já se sentiu desconfortável / observado diante de uma birra de seus filhos em um local público, não se preocupe, isso é normal. A realidade é que você não precisa se preocupar com o que as outras pessoas pensam, precisa pensar no bem-estar e no desenvolvimento de seus filhos e é por isso que é necessário ter em mente que, de acordo com a reação que eles irão crescer. Como Justin diz em sua mensagem: ‘Não há pais perfeitos, mas uma coisa que meu pai me ensinou é não exercer minha paternidade com base no que os outros pensam’.
As birras não são confortáveis para crianças ou pais, mas acontecem e acontecerão porque faz parte do desenvolvimento emocional das crianças. As crianças pequenas precisam de repetição para internalizar as coisas, para que a paciência seja sua melhor ferramenta para que aprendam pouco a pouco com as birras. As crianças têm dificuldade em se comunicar e expressar seus sentimentos e, em muitas ocasiões, quando são mais jovens, não entendem o que você está dizendo. Mas tudo isso é normal e é a maneira como expressam suas emoções mais intensas, suas decepções ou frustrações.
Fonte: etapainfantil