Um aspecto muito importante na educação das crianças é ensiná-las a assumir responsabilidades à medida que crescem. Isso não apenas os ajudará a ser mais disciplinados e os ensinará a seguir as regras, mas também os ajudará a ganhar autonomia e independência. Uma maneira muito simples e prática de incutir neles o senso de responsabilidade é envolvê-los nas tarefas domésticas.
5 benefícios de envolver crianças nas tarefas domésticas
1- Desenvolver habilidades motoras. Arrumar a cama, juntar brinquedos, vestir ou arrumar a mesa são excelentes exercícios para estimular o equilíbrio e a coordenação motora das crianças. Eles também são um bom treinamento para incentivar a coordenação olho-mão e o movimento de segurar objetos.
2- Estimula a capacidade de colaboração. Quando as crianças sabem que participam das tarefas domésticas, sentem que fazem parte de uma equipe. Esse sentimento de pertencer a um grupo e de poder colaborar com o restante dos membros da família desenvolverá sua capacidade de seguir instruções e de trabalhar em grupo.
3-Promove a autoconfiança. O fato de os pais pedirem aos filhos que os ajudem nas tarefas domésticas representa muito para as crianças. Os pequenos o perceberão como um grande gesto de confiança e se sentirão valorizados pelos pais, o que estimulará sua autoconfiança e auto-estima.
4-Potencialize o senso de organização. Foi demonstrado que as crianças que participam desde a infância nas tarefas domésticas tendem a ser mais organizadas em comparação com as que não participam até a idade avançada. Um benefício que não é apenas expresso no ambiente familiar, mas também tem um impacto positivo no desempenho acadêmico e profissional.
5-Facilita o estabelecimento de hábitos. Os hábitos são muito importantes na vida das crianças, pois não apenas permitem que eles se organizem melhor, mas também os fazem se sentir mais seguros. Além disso, verificou-se que crianças que seguem hábitos em casa tendem a ter melhor desempenho acadêmico, pois tendem a ter um maior desenvolvimento de seu pensamento lógico. Portanto, colaborar em casa é uma maneira de ensiná-los a criar hábitos saudáveis.
Três chaves para envolver as crianças nos trabalhos domésticos
1-Ensine-os como é feito
Antes de pedir ao seu filho para ajudá-lo com qualquer lição de casa, é importante que você explique como isso é feito. Dessa forma, você evitará que o pequeno se sinta frustrado por não saber fazer o que pede.
2-Arme-se com paciência
Não importa o quão bem seu filho arrume a cama ou se vista, é provável que ele não faça isso tão bem quanto você, porque ele não presta a devida atenção ou porque ainda não desenvolveu as habilidades exigidas por essa tarefa. De qualquer forma, é importante que você não brigue porque ele não executou bem a tarefa; em vez disso, você pode ensiná-lo a aperfeiçoá-la depois de ter reconhecido seu esforço. Lembre-se de que, mesmo que não tenha funcionado tão bem quanto o esperado, o pequeno fez o melhor possível e, se você o criticar, fará com que ele se sinta mal e prejudique sua autoconfiança.
3-Adapte as responsabilidades à sua idade
Cada tarefa doméstica requer uma série de habilidades que as crianças desenvolverão apenas à medida que crescerem. Quando são muito jovens, é provável que estejam prontos para pegar seus brinquedos, mas não podem se vestir porque ainda não desenvolveram totalmente a coordenação. Portanto, se você pedir para ajudá-lo em uma tarefa para a qual ele ainda não está preparado, é provável que ele acabe se frustrando e perdendo a autoconfiança. Para impedir que isso aconteça, é importante que as tarefas se ajustem à sua idade.
Tabela de atividades domésticas por idade
A tabela de tarefas a seguir inclui algumas das atividades para as quais seu filho pode ser preparado a cada momento de seu desenvolvimento. Obviamente, antes de colocá-lo em prática, avalie se ele realmente se ajusta ao nível do seu filho, à medida que cada criança cresce a um ritmo diferente.
2-3 anos Agora pode organizar seus brinquedos e guardá-los na gaveta, comer sozinho, jogar coisas no lixo, regar as plantas e levar suas roupas para o quarto.
4-5 anos Ele já é capaz de se vestir sozinho, limpar-se, pôr a mesa, alimentar o animal e lavar a louça com supervisão.
6-7 anos. Agora ele pode arrumar a cama, organizar sua mesa, preparar sua mochila, aspirar e espanar os móveis.
8-9 anos Pode tomar banho sozinho, limpar o chão, cuidar do animal de estimação, preparar o café da manhã ou outro prato simples com supervisão.
10-11 anos. Ele poderá limpar seu quarto, tirar cocô do animal de estimação, limpar o jardim, pendurar roupas e cuidar de um irmão mais novo.
12 anos ou mais Nesta idade, você pode retirar o lixo, fazer a compra, limpar os copos e costurar um botão.
Fonte: etapainfantil