Quem adota a mentira como forma de se relacionar jamais conseguirá ter um relacionamento verdadeiro com alguém. Infelizmente são pessoas que passam a vida inteira mentindo e cobrindo suas mentiras, passando pela incomodação de a qualquer momento serem descobertos e terem que lidar com a verdade.
O que podemos fazer é estar atentos, sem ficar paranóicos com os sinais.
Em geral, um bom mentiroso terá estas características:
São desconfiados: Não é à toa que existe o ditado popular: “Cada ladrão julga pela sua condição”, por isso aqueles que estão acostumados a mentir e ainda mais quando suas mentiras normalmente não são descobertas, tendem a desconfiar da palavra de outros.
São pessoas calmas e serenas: O estado emocional do mentiroso é um fator importante, personalidades ou trânsitos nervosos, ansiedade, depressão, raiva, não são bons companheiros para quem pretende enganar com suas palavras.
Pessoas inteligentes: O mentiroso fará uso de sua inteligência cognitiva para armar sua mentira, antecipando as possíveis falhas de seu plano.
Eles são frios e calculistas: Não adicionam drama ao seu planejamento, com uma mentalidade fria e sem consideração podem construir sua teia de mentiras sem se importar com o impacto ou as consequências que podem ser geradas por meio dela.
Eles são desavergonhados: suas mentiras geralmente têm muito conteúdo de realidade, o que as torna mais fáceis de lembrar e sustentar, mas o engano está por baixo da aparente transparência.
Eles têm uma boa memória: Para ser um bom mentiroso, será necessário ter uma memória que seja prova de tudo, onde você possa recorrer para lembrar o que foi dito no início, sem cair em contradições e minimizando os riscos de ser descoberto.
São sociáveis e extrovertidos: Costumam não apresentar dificuldades no convívio social, podendo se expressar sem contratempos em diferentes públicos, a timidez não costuma ser um dos traços característicos do mentiroso, possuem espírito de aventura e não têm medo para se expressar, especialmente através de mentiras.
Inevitavelmente mentimos em algum momento da vida, mas os mentirosos são aqueles que vivem disso, que fazem da sua vida uma própria mentira. Pessoas que mentem compulsivamente. É algo grave, que prejudica relações. Por isso é de extrema importância entender os sinais.
Texto originalmente publicado em diapordiamesupero e adaptado pela equipe do blog Educadores.