Filhos: 4 condutas intoleráveis
Educar os filhos não é uma tarefa fácil. É preciso unir a educação com afeto e amor e saber conduzir exercícios diários para instigar o controle e a disciplina.
A disciplina é indispensável, visto que ela é formada de regras eu irão guiar o comportamento da criança dentro e fora de casa. Desta forma, existem comportamentos que os pais precisam estar atentos e não devem tolerar.
Toda criança necessita de limites para se habituar em qualquer ambiente. Na verdade, se você deseja que o sei filho seja um adulto livre, independente e sociável, não deve permitir que ele faça tudo o que quer.
“Definir limites não é apenas saudável, em muitos casos é vital para sobreviver.”
-Miguel Ángel Núñez-
4 comportamentos que você não deve tolerar no seu filho
As crianças não nascem sabendo o que é certo e o que é errado e por este motivo é fundamental orientá-las no processo de desenvolvimento da consciência moral e ética. Ou seja, é preciso ensiná-los que há certos tipos de comportamentos inadequados, que acarretam em sérias consequências.
A seguir, vamos descrever quatro comportamentos que não devem ser tolerados:
1. Provocar ou rir dos outros
Dizem que as crianças podem ser muito cruéis, principalmente quando zombam ou riem dos outros. Isso acontece porque eles não desenvolveram a capacidade necessária para se colocar no lugar do outro e entender diferentes perspectivas.
Sendo assim, como mãe ou pai, é essencial que a empatia seja ensinada desde os primeiros anos de vida do seu filho. Ele precisa entender a tolerar a frustração, aceitar a diversidade, resolver conflitos da maneira adequada e a controlar a raiva e o estresse.
2. Pegar coisas que não são suas
As crianças, quando pequenas, não entendem a seriedade de pegar coisas que não são suas sem permissão. Por vezes elas se deixam levar por impulsos e se apegam a objetos dos quais gostam, mas que pertencem a outras pessoas.
Se você perceber que o seu filho está fazendo isso, deve cortar este comportamento imediatamente e fazê-lo compreender que isso é errado e que ele precisa devolver o que “roubou”. Além do mais, para prevenir esse tipo de comportamento, é preciso transmitir valores como respeito e honestidade.
3. Bater ou quebrar objetos quando estiver com raiva
As crianças não possuem a capacidade de se controlar e por isso é comum vê-las expressando sua raiva através de comportamentos agressivos e inadequados, como bater ou quebrar objetos.
Se o seu filho possui esse tipo de comportamento, você precisa impedi-lo. Para isso, espere le se acalmar e depois procure conversar com ele para entender a situação que o levou a se comportar desta forma. Você também precisa fornecer a ele maneiras úteis de controlar as suas emoções para impedir que isso ocorra novamente.
4. Interromper adultos
As crianças pequenas normalmente são impulsivas e egocêntricas e elas acreditam que seus cuidadores principais, normalmente mães e pais, precisam estar sempre disponíveis para elas. Mas não é assim.
Por vezes, os adultos não conseguem proporcionar às crianças a atenção que elas requerem e por isso eles tendem a interromper a situação sem levar em conta os demais.
Os pais não podem tolerar este comportamento. É preciso lembrar a criança que ela terá o seu momento de falar e que ela precisa aguardar e esperar a sua vez.
Os pais possuem o dever de educar os seus filhos para que eles saibam se comportar e viver em sociedade no futuro. Isso não é uma tarefa fácil, mas precisa ser feito.
Fonte: eresmama