Ser mãe e pai não é, de fato, uma tarefa fácil. E muitos pais cometem erros sem que percebam, educando os filhos por um caminho mais complicado e até mesmo perigoso. Algumas coisas que falamos para os pequenos pode reverberar ao longo de toda a sua vida, inclusive na fase adulta. Temos que ter o cuidado ao tratar nossos filhos, pois cada fase da vida deles deve ser acompanhada de acordo com suas necessidades.
Hoje vamos mostrar 13 frases que podem ser muito prejudiciais e machucar seu filho ou outras crianças, no geral.
1 – Que feio, criança bonita não chora!
Por que uma criança bonita não choraria? Deixe a criança expressar suas emoções, isso não é feio de forma alguma. No máximo incomoda você. Mas feio não é, então não projete os SEUS sentimentos e incômodos na criança.
2 – Ninguém vai gostar de você.
É isso mesmo que você deseja que seu filho acredite? Por que você está dizendo isso à ele? Qual é a intenção?
3 – Papai Noel não vai trazer presente para uma criança como você.
Não vai trazer por que ela fez alguma arte? Por que ela foi CRIANÇA? Não exija comportamentos adultos em crianças. Papai Noel é uma figura que traz presentes para as crianças, não ameace as fantasias boas que o pequeno tem.
4 – Mamãe gosta mais do seu irmão que é bem educado.
Isso jamais deve ser dito à uma criança. Seja você a mãe dela ou qualquer outra pessoa. Irmãos sempre serão diferentes, e até muitas vezes opostos. E cada um deve ser tratado conforme suas necessidades, não há sentido em fazer comparações e isso somente reforça supostas diferentes entre os irmãos. Além de criar mágoas.
5 – O bicho papão vem pegar criança que não obedece
Jamais crie medo nas crianças. Isso é muito injusto e não é comportamento adequado para um adulto, não é?
6 – Se você não obedecer vou te mandar para a escola
A escola não deve ser vista como algo ruim, como um castigo. Isso é um absurdo! Eduque seu filho ou a criança que está sob sua responsabilidade fazendo-a compreender que o colégio é uma etapa importante e boa na vida dele.
7 – Você tem de cumprimentar as pessoas, não seja mal educada.
Não force a criança a ser o que ela não quer ser. Ser educado não é o mesmo que sair abraçando e se deixando ser abraçado pelos outros. Se a criança não se sente confortável, deixe ela agir como acha melhor – claro, sempre mantendo a educação e respeito.
8 – A outra criança é mais inteligente que você
Novamente: não faça comparativos.
09 – Estamos muito tristes com você.
Sempre explique qual o motivo que fez com que ficasse triste com a criança. Ela precisa entender que estão tristes com o seu comportamento. Crianças podem simplesmente achar que elas deixam os outros tristes simplesmente pelo fato de existirem. Já pensou que horror?
10 – Se você não obedecer eu vou embora e vou te deixar sozinha
Ameaçar a criança de solidão? Um ser que indiscutivelmente precisa de um adulto? Isso beira à covardia. Deixa eles amedrontados, inseguros… não é nada saudável.
11 – Eu não te amo mais!
Se você, que é responsável por ele, diz uma coisa dessas… O que você espera do futuro dessa criança?
Texto originalmente publicado em magicasdemae e adaptado pela equipe do blog Educadores.